Cuerpos (des)conectados y el profesor de Educación Física de la escuela: contribuciones de medios y tecnologías digitales
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546444432Palabras clave:
Educación Física, Educación Continua, Docentes, InternetResumen
Este manuscrito presenta la reseña del libro “Educación continua en Educación Física en diálogo con la cultura digital” publicado por el Instituto Federal de Paraíba en 2019. Los organizadores del libro (Allyson Carvalho de Araújo, Márcio Romeu Ribas de Oliveira y Antonio Fernandes de Souza Junior) traen textos inéditos sobre la importancia de la formación\ continua para los profesores de Educación Física que trabajan en el ámbito formal del área, en el contexto actual de la cibercultura. Ejemplarmente, el trabajo tiene límites y potencialidades en el trato con el cuerpo en el contexto educativo, en interfaz con el campo de la comunicación.Descargas
Citas
ARAÚJO, Allyson Carvalho de. Formação de professores e cultura digital na Educação Física: reflexes
a partir do livro Being self-study researchers in a digital world: future oriented research and pedagogy in
teacher education. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 1-9, 2020. (Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e57707 Acesso em:
05.2020)
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
FREITAS, Daniel Cesar et al. Formação continuada de professores de Educação
Física. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 20, n.3, p. 9-21, 2016. (Disponível em:
http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4419 Acesso em:
05.2020)
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. 1999.
LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Corpo e Educação Física: por uma educação sociocorporal. In: SILVA,
Marco; ORLANDO, Cláudio; ZEN, Giovana (Orgs.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas.
Salvador: EDUFBA, 2019. p. 305-329.
PIRES, Giovani de Lorenzi; LAZZAROTTI FILHO, Ari; LISBÔA, Mariana Mendonça. Educação Física,
mídia e tecnologias: incursões, pesquisa e perspectivas. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 55-79, 2012.
(Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/5723 Acesso em: 21.05.2020)
SILVEIRA, Juliano; PIRES, Giovani de Lorenzi. Formação continuada em Educação Física e tecnologias
digitais: percepções dos professores participantes. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 23, n. 2, p. 49-62, 2019.
(Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/8505
Acesso em: 21.05.2020)
SOUZA JUNIOR, Antonio Fernandes de. Os docentes de Educação Física na apropriação da cultura
digital: encontros com a formação continuada. 2018. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física),
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. (Disponível em:
http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFRN_649d328d0b5975cfdb0c752301ec2340 Acesso em: 21.05.2020)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.