Educação do campo, lugar e currículo: instrumentos legais e percepções dos professores de geografia da rede de ensino de Agrestina–PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499488038

Palavras-chave:

Lugar, Currículo, Ensino de geografia, Educação do campo

Resumo

Esta pesquisa qualitativa compreende um estudo de caso, que envolve a análise documental, o desenvolvimento de oficinas e a aplicação de questionário com um Grupo Focal formado por professores de Geografia do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Agrestina, em Pernambuco. Buscamos analisar os documentos curriculares vigentes e os livros didáticos da rede de ensino, destinado ao Componente Curricular Geografia nas turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental, do campo e da cidade, para identificar as abordagens e as referências de lugar de vivência dos estudantes, enfatizado pela Geografia cultural, a partir das percepções docentes. Constata-se que, apesar das lutas e conquistas pela consolidação de uma Política de Educação do Campo, as escolas do campo ainda sofrem não somente com as nucleações e os fechamentos de unidades em todo país, mas também com a falta de atenção, valorização e reconhecimento de sua identidade. Na rede de ensino investigada, além da precariedade do vínculo empregatício dos professores de Geografia, e baixo percentual de formação na área da disciplina ministrada, constata-se que as escolas localizadas em áreas rurais adotam currículo e livro didático que não contemplam o lugar enquanto espaço de vivência e dotado de significados e sentimentos entre os sujeitos e os espaços de vida. Esse cenário pode ampliar as desigualdades e semear a desvalorização e a topofobia aos lugares de vivências.

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Biografia do Autor

Handerson Phillipe Pereira da Silva, Universidade de Pernambuco

Possui mestrado profissional em educação pela Universidade de Pernambuco (2023), Especialização no Ensino da Geografia e graduações em Pedagogia pela Universidade Particular em Lajes (2020) e graduação em Geografia - AEMASUL (2010). Atualmente é técnico educacional - NAP- Gerencia Regional de Educação da Mata Sul, professor de geografia 6 ao 9 ano da Prefeitura Municipal de Agrestina e professor dos anos iniciais do fundamental da Prefeitura Municipal do Paulista - PE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura de paz, escolar, educacional, avaliação externa e currículo de geografia.

Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy, Universidade de Pernambuco

Livre-docente. Doutora em Educação. Docente da Universidade de Pernambuco.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Silva, H. P. P. da, & Duvernoy, D. S. de A. C. (2025). Educação do campo, lugar e currículo: instrumentos legais e percepções dos professores de geografia da rede de ensino de Agrestina–PE. Geografia Ensino & Pesquisa, 29. https://doi.org/10.5902/2236499488038

Edição

Seção

Ensino e Geografia

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