O ensino de Geografia em cursos técnicos de nível médio integrado: entre a formação intelectual e a formação para o mundo do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499426064

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Educação e trabalho, Ensino técnico e profissional

Resumo

O presente artigo é resultado de um estudo cujo objetivo foi refletir sistematicamente sobre o ensino de Geografia em cursos técnicos de nível médio integrado em Chapecó-SC e região. Os procedimentos metodológicos envolveram, principalmente, aplicação de questionários com estudantes e entrevistas semiestruturadas com professores. As informações levantadas durante a pesquisa de campo direcionaram as leituras, reflexões e discussões para o eixo educação, trabalho e ensino de Geografia. Desta forma, estabeleceu-se um diálogo interdisciplinar com autores, em que focaremos neste artigo, sobretudo, sobre a histórica dicotomia existente entre a formação intelectual e a formação para o mundo do trabalho, alguns dilemas, desdobramentos e desafios para o ensino de Geografia. 

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Biografia do Autor

Melania Olimira Hohn, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Graduada em Geografia pela UFFS. Professora na Educação Básica da rede municipal de ensino de Chapecó - SC

Willian Simões, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Doutor em Geografia (UFPR). Professor da Área de Ensino de Geografia na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Chapecó-SC.

Referências

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Publicado

2018-08-14

Como Citar

Hohn, M. O., & Simões, W. (2018). O ensino de Geografia em cursos técnicos de nível médio integrado: entre a formação intelectual e a formação para o mundo do trabalho. Geografia Ensino & Pesquisa, 22, e7. https://doi.org/10.5902/2236499426064

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