A Geografia na BNCC: reflexões a partir dos conteúdos sociedade urbano-industrial e suas fontes de energia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499487761

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Geografia, BNCC, Desafios

Resumo

No Brasil, a questão educacional é quase sempre negligenciada e deturpada em prol de manter intactos interesses de grupos políticos e economicamente dominantes. Tal fato pode ser visualizado na Constituição Federal de 1988, que exemplifica a responsabilidade do Estado brasileiro para com a educação pública. Contudo, nos anos que se seguiram, a tese adotada é a de que a “Constituição não cabia no Orçamento”, fundamentando-se na Lei de Responsabilidade fiscal e de aparente primazia para outras questões sem ordem social. Posto isso, no ano de 2017, sobre alegações frágeis e por vezes antidemocráticas, foi aprovado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disso, o presente trabalho analisará o desafio na aplicação da BNCC junto a Geografia, perpassando o conteúdo da sociedade urbano industrial e as fontes de energias trabalhadas no 9º Ano A, do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, situado no município de Itabaiana/SE. Para tanto, o materialismo histórico-dialético desenha o caminho a ser trilhado no processo de entendimento da realidade social, sendo esse reflexo da experiência de classe vivenciada durante o estágio supervisionado como pré-requisito para finalização do Curso de Geografia (DGEI/UFS).  Os recursos didáticos utilizados durante os encontros foram: lousa, pincel, livro didático, imagens, matérias de jornais, smartphone, bem como o uso de charges, mapas, gráficos e notebook. Houve a confecção de materiais didáticos em sala de aula, o uso do livro didático e o desenvolvimento de atividades que permitiram um avanço em relação ao aprendizado do estagiário e do alunado durante todo o processo de regência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Barreto Lima, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS/CAPES). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Alberto Carvalho em Itabaiana/Sergipe (DGEI/UFS). Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Urbano-regionais, Política e Educação (GRUPE/UFS/CNPq).

Diana Mendonça de Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

É licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre (2010) e Doutora e Pós-doutora em Produção do Espaço Agrário e Dinâmicas Territoriais pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UFS. Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe, Campus Profº Alberto Carvalho/Itabaiana/SE. É integrante do Grupo de Pesquisa Sobre Transformações no Mundo Rural (GEPRU/UFS), atuando em pesquisas sobre Agricultura Orgânica, Territórios Rurais, Políticas Públicas e Tecnologias Sociais aplicadas nos segmentos da agricultura familiar.

Referências

ADAS, Melhem. Expedições geográficas: manual do professor. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2018. p. 60-75.

ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de et. al. Manifesto: crítica às reformas neoliberais na educação: prólogo do ensino de geografia. Marília: Lutas Anticapital, 2021. 169 p. ISBN 978-65-86620-61-0

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 7-35. ISBN 85-11-01020-3

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 07 mai. 2024.

CARVALHO, D. M. de. Comercialização Agrícola em Itabaiana – SE. 1. ed. Aracaju: Criação Editora, 2023. Disponível em < https://editoracriacao.com.br/comercializacao-agricola-em-itabaiana-se/>. Acesso em 04 jun. 2024.

CRUZ, Francisco Herbster Alencar et. al. Análise crítico-compreensiva da Base Nacional Comum Curricular voltada para os conteúdos de Geografia Física na Educação Básica. REGNE, v. 2, n° especial, p. 1401-1410, 2016.

CUT BRASIL. Bolsonaro corta mais de R$ 1 bi na educação e escolas e universidades podem fechar. Disponível em: https://www.cut.org.br/noticias/bolsonaro-corta-mais-de-r-1-bi-na-educacao-e-escolas-e-universidades-podem-fecha-0f62. Acesso em: 09 out. 2022.

FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. A Lei 13.415/2017 e o lugar da Geografia Escolar na estrutura curricular do Ensino Médio. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 03, n°. 2, p. 1-18, 2020.

GONÇALVES, Juliano Rosa. Uma nova Geografia Escolar a partir da Base Nacional Comum Curricular: apontamentos sobre os livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 05, n°. 1, p. 191-216, 2022. ISSN 2594-9616.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades - 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/se/itabaiana/panorama. Acesso em: 19 out. 2024.

LESSA, Sérgio. Para compreender a ontologia de Lukács. 4. ed. São Paulo: Instituto Lukács, 2015.

MÉSZÁROS, István. Para além do Leviatã: crítica do Estado. São Paulo: Boitempo, 2021. ISBN 978-65-5717-103-5

PACÍFICO, Marsiel. Materialismo histórico-dialético: gênese e sentidos do método. Argumentos: Revista de Filosofia. Fortaleza, v. 11, n. 21, p. 220-231, jan.-jun. 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/41057. Acesso em: 11 mai. 2021.

PAULO NETTO, José. Introdução ao estudo do método de Marx. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011. 64 p. ISBN 978-85-7743-182-3

Qeduc. IDEB. Brasília, 2023. Disponível em <https://qedu.org.br/municipio/2802908-itabaiana/ideb>. Acesso em 18 out. 2024.

SAVIANNI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 33. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

UOL. Merenda escolar sem reajuste faz com que crianças dividam até ovo. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/noticias/agencia-estado/2022/09/16/merenda-escolar-sem-reajuste-faz-com-que-criancas-dividam-ate-ovo.htm. Acesso em: 09 out. 2022

Downloads

Publicado

2024-11-19

Como Citar

Lima, T. B., & Carvalho, D. M. de. (2024). A Geografia na BNCC: reflexões a partir dos conteúdos sociedade urbano-industrial e suas fontes de energia. Geografia Ensino & Pesquisa, 28, e87761. https://doi.org/10.5902/2236499487761

Edição

Seção

Ensino e Geografia

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.