A representação da pobreza urbana no livro didático de geografia do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499443401

Palavras-chave:

Ensino Médio, Livro Didático de Geografia, Representação da Pobreza

Resumo

O presente Trabalho é um estudo voltado para a temática da pauperização que acomete os habitantes do meio urbano.  Sendo a pobreza e a escola muitas vezes relacionadas pelas condições socioeconômicas dos próprios estudantes, se faz necessário que a temática seja tratada em sala de aula. Para tanto, o Livro Didático é um importante recurso, pois apresenta os conteúdos de maneira sistematizada para professores e alunos. Diante do exposto, o presente o artigo tem por objetivo apresentar a análise feita em duas coleções de Livros Didáticos de Geografia do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, buscando identificar a representação da pobreza nos mesmos. A pesquisa foi, de cunho qualitativo e desenvolvida a partir da revisão bibliográfica e análise de Livros Didáticos, buscando identificar a representação da pobreza nos mesmos. A investigação revelou que a temática, apesar de presente nas coleções, não é encontrada em todos os volumes. Também foi possível verificar que a Pobreza é tratada nos livros de formas variadas, sendo utilizado para tanto, imagens, textos, charges e gráficos. A abordagem do tema é feita em grande parte sob uma perspectiva crítica, mostrando causas e consequências da pobreza urbana, além de apresentar situações que estimulam os alunos a refletirem sobre a temática. No entanto, a ênfase dada ao tema nas coleções é bem distinta.

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Biografia do Autor

Débora Luzia Moura Correia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Mestranda em Geografia pela (UFAL)

Jacqueline Praxedes Almeida, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas

Professora Adjunta do Curso de Geografia Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. Doutora em Educação pela Universidade de Évora (2014), Mestrado em Educação pela Universidade de Évora (2007), Especialização em Psicopedagogia no Cotidiano Escolar pela Unigranrio (1997) e graduada em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (1995).

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Publicado

2020-08-08

Como Citar

Moura Correia, D. L., & Almeida, J. P. (2020). A representação da pobreza urbana no livro didático de geografia do ensino médio. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e36. https://doi.org/10.5902/2236499443401