PRECONCEITO DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: A FORMAÇÃO DOCENTE E A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA COMO PROMOTORAS DE UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ

Autores

  • Jacqueline Praxedes Almeida Universidade Federal de Alagoas
  • Denis Rocha Calazans Instituto Federal de Alagoas
  • Jaqueline Silva Bomfim Universidade Federal de Alagoas
  • Jeremias Ferreira Oliveira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499422927

Resumo

 

O Brasil ocupa o 7º lugar no mundo em casos de feminicídios e o estado de Alagoas ocupa o 3º lugar no ranking nacional. Nessa perspectiva, o presente trabalho, enfoca a necessidade da importância de uma formação profissional do professor, em especial o de Geografia, para promover uma educação voltada para o respeito às diferenças, contribuindo para a efetivação de uma educação para todos. Nesse estudo de natureza qualitativa optou-se pelo questionário como instrumento de recolha de dados. A investigação realizada com os alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Maceió/AL, revelou, que um percentual significativo dos discentes inquiridos banalizam ações machistas e que desvalorizam a mulher.

 

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Biografia do Autor

Jacqueline Praxedes Almeida, Universidade Federal de Alagoas

Professora Doutora do Curso de Geografia Licenciatura do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA).

Denis Rocha Calazans, Instituto Federal de Alagoas

Professor Mestre.

Jaqueline Silva Bomfim, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda do curso de Geografia Licenciatura.

Jeremias Ferreira Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Graduando do curso de Geografia Licenciatura

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Almeida, J. P., Calazans, D. R., Bomfim, J. S., & Oliveira, J. F. (2017). PRECONCEITO DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: A FORMAÇÃO DOCENTE E A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA COMO PROMOTORAS DE UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(2), 61–71. https://doi.org/10.5902/2236499422927