A representação da pobreza urbana no livro didático de geografia do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499443401Palavras-chave:
Ensino Médio, Livro Didático de Geografia, Representação da PobrezaResumo
O presente Trabalho é um estudo voltado para a temática da pauperização que acomete os habitantes do meio urbano. Sendo a pobreza e a escola muitas vezes relacionadas pelas condições socioeconômicas dos próprios estudantes, se faz necessário que a temática seja tratada em sala de aula. Para tanto, o Livro Didático é um importante recurso, pois apresenta os conteúdos de maneira sistematizada para professores e alunos. Diante do exposto, o presente o artigo tem por objetivo apresentar a análise feita em duas coleções de Livros Didáticos de Geografia do Ensino Médio aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, buscando identificar a representação da pobreza nos mesmos. A pesquisa foi, de cunho qualitativo e desenvolvida a partir da revisão bibliográfica e análise de Livros Didáticos, buscando identificar a representação da pobreza nos mesmos. A investigação revelou que a temática, apesar de presente nas coleções, não é encontrada em todos os volumes. Também foi possível verificar que a Pobreza é tratada nos livros de formas variadas, sendo utilizado para tanto, imagens, textos, charges e gráficos. A abordagem do tema é feita em grande parte sob uma perspectiva crítica, mostrando causas e consequências da pobreza urbana, além de apresentar situações que estimulam os alunos a refletirem sobre a temática. No entanto, a ênfase dada ao tema nas coleções é bem distinta.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Luana Costa. As desigualdades e o trabalho das escolas: problematizando a relação entre desempenho e localização socioespacial. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22 n. 69 abr./jun. 2017.
ALMEIDA, Valdeci Ferreira. Análise do Conteúdo Cidade e o Livro Didático. In: IX FÓRUM NACIONAL NEPEG DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA, 3, 2018, Caldas Novas. Anais... Caldas Novas: UFG, 2018. p. 325-333.
ARROYO, M.G. Pedagogias em movimento: o que temos a aprender dos Movimentos Sociais? Currículo sem Fronteiras, Belo Horizonte, v.3, n.1, p.28-49, jan. /jun. 2003.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Ensino Médio, Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017a. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico
/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf >. Acesso em: 25 jan. 2020.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programas do Livro PNLD Histórico. 2017b. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/pnld/remanejamento/item/518-hist%C3%B3rico?highlight=WyJlc2NvbGEiXQ==. Acesso em: 24 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: Guia de Livros Didáticos Geografia – Ensino Médio. Ministério da Educação. Brasília: MEC Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017c.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; GOULART, Lígia Beatriz. A questão do livro didático em geografia: elementos para uma análise. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos et al. (Org.) Geografia em sala de aula: prática e reflexões. 5. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros – seção Porto Alegre, 2010, p. 133-136.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Bases teórico-metodológicas da geografia: uma referência para a formação e a prática de ensino. In: CAVALCANTI, Lana de Souza (Org.). Formação de professores: concepções e práticas em Geografia. Goiânia: Editora Vieira, 2006, p. 27-49.
COUTO, Marcos Antônio Campos. Base Nacional Comum Curricular - BNCC Componente curricular: geografia Parecer Crítico, 2017a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/relatorios-analiticos/pareceres/Marcos_Antonio_Campos_Couto.pdf. Acesso em: 26 jan. 2020.
COUTO. Para a crítica da Geografia que se ensina através dos Livros Didáticos. In: TONINI, Ivaine Maria et al (orgs.). O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para a aprendizagem. Ponto Alegre: Sulinas, 2017b, p. 191-220.
DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v. 2, n. 4, p. 01- 13, 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/download/37563682/metodos_quantitativos_e_qualitativos_um_resgate_teorico.pdf. Acesso em: 01 fev. 2020.
DEON, A. R. Educação Escolar e Formação Cidadã: possibilidades de análise a partir do livro didático de Geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 8, n. 15, p. 39-62, jan./jun. 2018.
FIRMINO, Lerissa Corrêa; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczunski. Imagens-clichês e Livros Didáticos: reflexão para o ensino de Geografia. In: TONINI, Ivaine Maria et al (orgs.). O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para a aprendizagem. Ponto Alegre: Sulinas, 2017, p. 103-112.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 66. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.
KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática Metodologia da pesquisa em educação dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
LADEIRA, Francisco Fernandes; LEÃO, Vicente de Paula. Livro didático e o ensino de Geopolítica para além do discurso midiático. In: TONINI, Ivaine Maria et al (orgs.). Geografia e livro didático para tecer leituras de mundo. São Leopoldo: Oikos, 2018, p. 197-208.
LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p. 3-9, jan./mar. 1996. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2368/2107. Acesso em: 01 fev. 2020.
MANFIO, V.; SEVERO, M. D.; WOLLMANN, C. A. Discutindo a cidade em sala de aula: algumas considerações. In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS URBANOS (SEURB): A DINÂMICA DAS CIDADES E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO, 2., 2013, Paraná. Anais... Paraná: UEP, 2013, p. 30-42.
MARTINEZ, Rogério; GARCIA, Wanessa. #Contato Geografia: ensino médio. São Paulo: Quinteto editorial, 2016.
MARTINS, D.; BIGOTTO, F.; VITIELLO, M. Geografia no Cotidiano: ensino médio. Curitiba: Base Editorial, 2016.
MOREIRA, Herivelton; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para professor pesquisador. Rio de Janairo: DP&A, 2006.
NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política. Uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, v. 1, 2006.
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves; GIORDANI, Ana Claudia Carvalho. Guia do Livro Didático: textualidades em tensões. In: TONINI, Ivaine Maria et al (orgs.). O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para a aprendizagem. Ponto Alegre: Sulinas, 2017, p. 25-37.
OLIVEIRA, Karla Annyelly Teixeira. Saberes docentes e a Geografia Urbana Escolar. 2008. p.142. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
RICHTER, D. Raciocínio Geográfico e Mapas Mentais: A leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio. 2010. 335 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, 2010.
RIBEIRO, E. C. da. A contribuição do ensino de Geografia para a formação da cidadania nos alunos das escolas rurais no município de Rio Verde - GO. 2015. 113 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2015.
SAAB, T. B. A Pobreza e o Currículo: Permanências e Ausências nos Documentos Oficiais de Geografia. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, Londrina, v. 19, n. 03, p. 371-378, 2018.
SANTOS, Milton. Pobreza Urbana 3. ed. São Paulo: Edusp, 2009.
TONINI, Ivaine Maria; GOULART, Ligia Beatriz. Desafios para potencializar o Livro Didático de Geografia. In: TONINI, Ivaine Maria et al (orgs.). O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para a aprendizagem. Ponto Alegre: Sulinas, 2017, p. 259-271.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da pesquisa científica. Curitiba: IESDE, 2007.
VALLERIUS, Daniel Mallman; SANTOS, Leovan Alves dos. Os Livros Didáticos como potencializadores do trabalho com os conceitos geográficos em sala de aula. In: TONINI, Ivaine Maria et al (orgs.). O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para a aprendizagem. Ponto Alegre: Sulinas, 2017, p. 221-238.
VITIELLO, Márcio Abondanza. A Geografia censurada: cerceamento à produção e à distribuição de livros didáticos. Curitiba: Aprris, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geografia Ensino & Pesquisa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.