Cada caso é um caso no contexto educacional e geográfico no estudo do município?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499471095

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, mapas, Município, Lugar

Resumo

Este artigo discute os problemas que os professores de Geografia enfrentam para trabalhar o conceito de lugar, com a finalidade de estudar o município nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, devido à ausência de informações e de dados sobre a Geografia e a História do território. Isso torna as condições do ensino com severas limitações. O objetivo, neste texto, é apresentar evidências da importância do estudo de caso de cada município para fortalecer o ensino e o estudo do lugar. É importante identificar o município como uma divisão político-administrativa com organização territorial-jurídica mediadas pelas relações sociais de vida da população. Para tal, apresentamos um exemplo de metodologia na elaboração de recursos didáticos, principalmente de mapas digitais com informações do município. A investigação teve como base o estudo de caso com a participação de 64 professores atuantes nos Anos Iniciais de diferentes áreas do conhecimento. Fontes bibliográficas fundamentaram o contexto geográfico do município. A investigação mostrou a dificuldade dos professores para trabalhar a Geografia e a História do município pela falta de recurso didático pedagógico que possibilite o conhecimento da criança sobre o seu lugar de vivência.

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Biografia do Autor

Camila Cristina Taschin Popiolek, State University of West Paraná

Graduada em Licenciatura em Geografia, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Mestranda em Geografia, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão.
Atualmente professora de Geografia, pela Secretaria da Educação e Esporte do Estado do Paraná (SEED).

Mafalda Nesi Francischett, State University of West Paraná

Professora Doutora Associado - nível C, Portaria Nº1496/2015-GRE, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Experiência na pesquisa, ensino e extensão em Geografia, com ênfase em: Ensino de Geografia, Educação Ambiental, Cartografia Escolar, Livro Didático, educação tecnológica, com principais temáticas voltadas para: representação-linguagem-ensino. Projetos em Ensino de Geografia. Professora pesquisadora na linha Educação e Ensino de Geografia no Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia. Professora pesquisadora e orientadora da linha Educação e formação de professores no Mestrado em Educação. Orientadora da Linha Educação e ensino de Geografia. 

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Popiolek, C. C. T., & Francischett, M. N. (2023). Cada caso é um caso no contexto educacional e geográfico no estudo do município?. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e71095. https://doi.org/10.5902/2236499471095

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