Cada caso é um caso no contexto educacional e geográfico no estudo do município?
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499471095Palavras-chave:
Ensino de Geografia, mapas, Município, LugarResumo
Este artigo discute os problemas que os professores de Geografia enfrentam para trabalhar o conceito de lugar, com a finalidade de estudar o município nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, devido à ausência de informações e de dados sobre a Geografia e a História do território. Isso torna as condições do ensino com severas limitações. O objetivo, neste texto, é apresentar evidências da importância do estudo de caso de cada município para fortalecer o ensino e o estudo do lugar. É importante identificar o município como uma divisão político-administrativa com organização territorial-jurídica mediadas pelas relações sociais de vida da população. Para tal, apresentamos um exemplo de metodologia na elaboração de recursos didáticos, principalmente de mapas digitais com informações do município. A investigação teve como base o estudo de caso com a participação de 64 professores atuantes nos Anos Iniciais de diferentes áreas do conhecimento. Fontes bibliográficas fundamentaram o contexto geográfico do município. A investigação mostrou a dificuldade dos professores para trabalhar a Geografia e a História do município pela falta de recurso didático pedagógico que possibilite o conhecimento da criança sobre o seu lugar de vivência.
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