Instrumentos artesanais aplicados ao clima como recurso didático no ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499469357

Palavras-chave:

Geografia escolar, Ferramentas didático-pedagógicas;, Instrumentos meteorológicos

Resumo

No ensino da Geografia podem ser empregados recursos didáticos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar o potencial do uso de instrumentos meteorológicos artesanais nas aulas de Geografia como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Professor Afrânio Lages, do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada-CEPA, em Maceió, Alagoas. A pesquisa foi dividida em três etapas: aulas expositivas referentes aos conceitos relacionados à climatologia geográfica; confecção de instrumentos meteorológicos artesanais junto com os discentes; levantamento do aprendizado após a aplicação de atividade teste. Todos os alunos compreenderam os conceitos de clima e tempo, assimilaram corretamente os elementos climáticos e os fatores geográficos; Na etapa de confecção dos instrumentos meteorológicos artesanais, os alunos se mostraram participativos, fizeram uso correto dos instrumentos e nas apresentações orais e expositivas fizeram observações corretas acerca dos instrumentos construídos; A maioria dos alunos, durante a atividade teste, conseguiu demonstrar assimilação do conteúdo a partir da atividade prática realizada; A confecção e utilização dos instrumentos artesanais nas aulas de Geografia colaboraram para que o processo de ensino-aprendizagem fosse eficaz.

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Biografia do Autor

Delane dos Santos Dias, Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Maceió, AL

Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDema) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Élida Monique da Costa Santos, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Maceió, AL

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Nivaneide Alves de Melo Falcão, Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Maceió, AL

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDema) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Anselmo Manoel dos Santos, Instituto de Ciências Atmosféricas, Maceió, AL

Mestre em Meteorologia pelo Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas.

Renato Wilian Santos de Lima, Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Maceió, AL

Discente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDema) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Eduardo Pazera Junior, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Geografia, São Paulo, SP

Doutor em Geografia Humana, Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

Kallianna Dantas Araujo, Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Maceió, AL

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDema) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Referências

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Publicado

2022-10-15

Como Citar

Dias, D. dos S., Santos, Élida M. da C., Falcão, N. A. de M., Santos, A. M. dos, Lima, R. W. S. de, Junior, E. P., & Araujo, K. D. (2022). Instrumentos artesanais aplicados ao clima como recurso didático no ensino de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e5. https://doi.org/10.5902/2236499469357

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