Instrumentos artesanais aplicados ao clima como recurso didático no ensino de Geografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499469357

Palabras clave:

Geografia escolar, Ferramentas didático-pedagógicas;, Instrumentos meteorológicos

Resumen

No ensino da Geografia podem ser empregados recursos didáticos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar o potencial do uso de instrumentos meteorológicos artesanais nas aulas de Geografia como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Professor Afrânio Lages, do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada-CEPA, em Maceió, Alagoas. A pesquisa foi dividida em três etapas: aulas expositivas referentes aos conceitos relacionados à climatologia geográfica; confecção de instrumentos meteorológicos artesanais junto com os discentes; levantamento do aprendizado após a aplicação de atividade teste. Todos os alunos compreenderam os conceitos de clima e tempo, assimilaram corretamente os elementos climáticos e os fatores geográficos; Na etapa de confecção dos instrumentos meteorológicos artesanais, os alunos se mostraram participativos, fizeram uso correto dos instrumentos e nas apresentações orais e expositivas fizeram observações corretas acerca dos instrumentos construídos; A maioria dos alunos, durante a atividade teste, conseguiu demonstrar assimilação do conteúdo a partir da atividade prática realizada; A confecção e utilização dos instrumentos artesanais nas aulas de Geografia colaboraram para que o processo de ensino-aprendizagem fosse eficaz.

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Biografía del autor/a

Delane dos Santos Dias, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDema)

Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDema) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Élida Monique da Costa Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Nivaneide Alves de Melo Falcão, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDema)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDema) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Anselmo Manoel dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT)

Mestre em Meteorologia pelo Instituto de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Alagoas.

Renato Wilian Santos de Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)/Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDema)

Discente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDema) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Eduardo Pazera Junior, Universidade de São Paulo

Doutor em Geografia Humana, Departamento de Geografia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

Kallianna Dantas Araujo, niversidade Federal de Alagoas (UFAL)/Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDema)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDema) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Citas

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Publicado

2022-10-15

Cómo citar

Dias, D. dos S., Santos, Élida M. da C., Falcão, N. A. de M., Santos, A. M. dos, Lima, R. W. S. de, Junior, E. P., & Araujo, K. D. (2022). Instrumentos artesanais aplicados ao clima como recurso didático no ensino de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 26, e5. https://doi.org/10.5902/2236499469357

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