Instrumentos artesanais aplicados ao clima como recurso didático no ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499469357Palabras clave:
Geografia escolar, Ferramentas didático-pedagógicas;, Instrumentos meteorológicosResumen
No ensino da Geografia podem ser empregados recursos didáticos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo foi analisar o potencial do uso de instrumentos meteorológicos artesanais nas aulas de Geografia como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. O trabalho foi realizado na Escola Estadual Professor Afrânio Lages, do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada-CEPA, em Maceió, Alagoas. A pesquisa foi dividida em três etapas: aulas expositivas referentes aos conceitos relacionados à climatologia geográfica; confecção de instrumentos meteorológicos artesanais junto com os discentes; levantamento do aprendizado após a aplicação de atividade teste. Todos os alunos compreenderam os conceitos de clima e tempo, assimilaram corretamente os elementos climáticos e os fatores geográficos; Na etapa de confecção dos instrumentos meteorológicos artesanais, os alunos se mostraram participativos, fizeram uso correto dos instrumentos e nas apresentações orais e expositivas fizeram observações corretas acerca dos instrumentos construídos; A maioria dos alunos, durante a atividade teste, conseguiu demonstrar assimilação do conteúdo a partir da atividade prática realizada; A confecção e utilização dos instrumentos artesanais nas aulas de Geografia colaboraram para que o processo de ensino-aprendizagem fosse eficaz.
Descargas
Citas
ALAGOAS. Perfil Municipal. 4. ed. Maceió: Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, 2018. Disponível em: http://dados.al.gov.br. Acesso em: 15 jan. 2019, 11:00:00.
ALMEIDA, H. A. Climatologia aplicada à Geografia. 1. ed. Campina Grande: EDUEPB, 2016. 329 p.
ALVARES, C. A. et al. Köppen’s climate classification map for Brazil. Meteorologische Zeitschrift, Stuttgart, v. 22, n. 6, p. 711-728, dez. 2013.
ARAUJO, K. D.; ROSA, C. R.; ROSA, P. R. O. Programa de treinamento de pessoal na construção de instrumental de coletas de dados climáticos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA, 1., 2000, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ABClima, 2000. p. 1-7.
BATISTA, G. G.; SOBRINHO, D. M. S.; GARCIA, T. C. M.; PEREIRA, E. C. M. Explorando diferentes recursos didáticos no ensino de Geografia: uma proposta para o ensino fundamental séries iniciais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018, Olinda. Anais [...]. Olinda: Revista Realize, 2018, p. 1-13.
CALADO, F. M. O ensino de Geografia e o uso dos recursos didáticos e tecnológicos. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 12-20, jan./jun. 2012.
CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 11. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014. 144 p.
COSTA, I. T.; WOLLMANN, C. A. A construção de instrumentos meteorológicos e o ensino dos elementos do clima em escolas do ensino básico do município de Itaara, RS. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 39, Edição Especial, p. 188-205, out. 2017.
COSTA, R. C. M.; MOREIRA, C. F. N. Fundamentos metodológicos e prática do ensino de Geografia. 1. ed. Sobral: INTA, 2016, 81 p.
CRUZ, E. R. Climatologia geográfica e docência escolar nas escolas municipais de Jataí-GO. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Unidade Acadêmica Especial de Estudos Geográficos, Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2017.
DINIZ, A. C. A.; FORTES, M. R. A importância das práticas e recursos didático-pedagógicos para o ensino de geografia. Revista Ensino de Geografia, Recife, v. 2, n. 1, p. 1-10, jan./abr. 2019.
FORSDYKE, A. G. Previsão do tempo e clima. 1. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1969. 159 p.
FREITAS, S. R. P. C. O processo de ensino e aprendizagem: a importância da didática. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 8., 2016, Imperatriz. Anais [...]. Imperatriz: Realize, 2016. p. 1-6.
INMET-INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA. Normais Climatológicas do Brasil 1981-2010. Disponível em: www.inmet.gov.br. Acesso em: 30 jun. 2019, 08:30:00.
LADEIRA, F. F. Relações entre processos de ensino-aprendizagem em Geografia, senso comum e mídia Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 16, p. 155-175, jan./jun. 2018.
MENEZES, W. A.; CHIAPETTI, R. J. N. O ensino de geografia na contemporaneidade: o uso da literatura de cordel. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 10, p. 235-257, jul./dez. 2015.
MELO, M. D. Aprendizagem de climatologia em Geografia no ensino fundamental na teoria de Austrabel. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
MENDES, M. P. B. S.; SCABELLO, A. L. M. As metodologias de ensino de Geografia e os problemas de aprendizagem: a questão da apatia. Form@re, Teresina, v. 3, n. 2, p. 33-58, jul./dez. 2015.
MENDES, T. G. L.; NOBREGA, R. S. Climatologia: uma proposta metodológica para o ensino em sala de aula e ambiente externo da escola. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 5., 2018, Recife. Anais [...]. Recife: Realize, 2018. p. 1-9.
MONTEIRO, C. A. F. O estudo geográfico do clima. 1. ed. Florianópolis: Imprensa Universitária, 1999. 72 p.
NASCIMENTO, C. Q. As práticas pedagógicas para o ensino da Geografia. 2019. 42 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) – Faculdade de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de Biologia. Revista NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, maio. 2016.
OLIVEIRA, V. R. S.; OLIVEIRA J. G. R. Utilização de jogos como recurso didático para o ensino de geografia: relato de experiência dos professores da educação básica. In: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, 1., 2016, Irati. Anais [...]. Irati: PDE, 2016. p. 1-17.
PAIXÃO, T. N. O ensino de clima pelos professores de Geografia no ensino médio. In: FÓRUM NACIONAL NEPEG DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA, 9., 2018, Caldas Novas. Anais [...]. Caldas Novas: NEPEG, 2018. p. 391-399
PELL, M. C.; FINLAYSON, B. L.; MCMAHON, T. A. Updated world map of the Koppen-Geiger climate classification. Hydrology Earth System Sciences, Victoria, v. 11, n. 5, p. 1666-1644, oct. 2007.
PEREIRA, T. D.; LIMA, M. S. B.; SILVA, M. G. A. J. Relato de experiência desenvolvida com estudantes da NEJA no ensino de climatologia em Baixa Grande - Campos dos Goytacazes/RJ. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, Volume Especial, p. 138-146, jun. 2017.
RIBEIRO, A. F. A.; SILVA, D. A.; FRANCA, R. R. Oficinas em Geografia: práticas e metodologias para um ensino dinâmico e criativo. Revista de Extensão Universitária da UFS, São Cristóvão, v. 1, n. 2, p. 147-154, 2013.
ROLDÃO, A. F. Climatologia geográfica no ensino fundamental: princípios teóricos e práticos. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 8, p. 58-66, jan./jun. 2014.
SANTOS, V. M. A.; ALBUQUERQUE, A. R. C. O uso do livro didático como instrumento pedagógico para o ensino de Geografia. Estação Científica (UNIFAP), Macapá, v. 4, n. 1, p. 63-77, jan./jun. 2014.
SILVA, F. S.; ALMEIDA, R. S. Climatologia e ensino de Geografia: o uso de ferramentas pedagógicas alternativas como subsídios à iniciação à docência em Delmiro Gouveia/AL. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 10.; FÓRUM PERMANENTE INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 11., 2017, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: UNIT, 2017. p. 1-14.
SILVA, L. A. Metodologias de ensino utilizadas por professores de geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG. 2018. 37 f. Monografia (Graduação em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
SILVA, M. S. F.; SILVA, E. G. Um olhar a partir da utilização de dinâmicas como ferramenta para o ensino da Geografia escolar. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 44, p. 128–139, dez. 2012.
TORRES, F. T. P.; MACHADO, P. J. O. Introdução à climatologia. 1. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 256 p.
VASCONCELOS, L. C. S. A construção de instrumentos meteorológicos como prática didática da climatologia no ensino fundamental. Revista Geonorte, Manaus, Edição Especial 2, v. 3, n. 8, p. 34-45, out. 2012.
YNOUE, R. Y.; REBOITA, M. S.; AMBRIZZI, T.; SILVA, G. A. M. Meteorologia: noções básicas. 1. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2017, 162 p.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Geografia Ensino & Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
La revista Geografia – Ensino & Pesquisa retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a Las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.