Acessibilidade e inclusão escolar de estudantes com deficiência física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X85214

Palavras-chave:

Acessibilidade arquitetônica, Inclusão de estudantes com deficiência física, Educação especial

Resumo

A acessibilidade é um dos direitos fundamentais estabelecidos na Constituição Federal de 1988, essencial para efetivar a inclusão de estudantes com deficiência. Diz respeito à remoção de obstáculos e à ampliação das possibilidades de independência das pessoas. Este artigo faz referência à pesquisa de Mestrado em Educação que objetivou identificar e analisar como escolas públicas de Chapecó - Santa Catarina, Brasil, estão estruturadas em relação à acessibilidade para estudantes com deficiência física. Materialidades empíricas foram geradas por meio de entrevistas narrativas com 6 (seis) estudantes com idades entre 15 e 18 anos, com deficiência física, matriculados no ensino médio, em 4 (quatro) escolas da rede estadual, localizadas no perímetro urbano do município locus da pesquisa no ano de 2022. Além das entrevistas narrativas, os espaços físicos das escolas investigadas foram fotografados, descritos e analisados. O estudo revelou que, apesar de a acessibilidade e a inclusão serem temas emergentes no âmbito escolar e social, persistem desafios a serem enfrentados. Os entrevistados revelam conformismo com as barreiras, demonstrando a naturalização do processo de exclusão que se materializa na forma de padronização, categorização, dissemina a lógica do mérito individual e assim se exime da responsabilidade pelo outro.

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Biografia do Autor

Paulo Cézar Martins, Community University of Chapecó Region - Unochapecó

Mestrando em Educação - Unochapecó - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2021/2023) - (Bolsista Unochapecó). Possui pós-graduação em Educação Especial - Claretiano - Centro Universitário (2019). Graduação em Matemática - Claretiano - Centro Universitário (2018) e Graduação em Ciências Contábeis - UCEFF - Faculdade Empresarial de Chapecó (2014). Professor de Matemática da Prefeitura Municipal de Chapecó. Editor da Revista Pedagógica. Integrante do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Community University of Chapecó Region - Unochapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó); integrante da Linha de Pesquisa Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva; líder do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores e Práticas Educativas (Unochapecó); e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

Martins, P. C., & Pieczkowski, T. M. Z. (2024). Acessibilidade e inclusão escolar de estudantes com deficiência física. Revista Educação Especial, 37(1), e52/1–29. https://doi.org/10.5902/1984686X85214