Educação Inclusiva, ensino de Ciências e linguagem científica: possíveis relações

Autores

  • Anna Maria Canavarro Benite Universidade Federal de Goiás
  • Claudio Roberto Machado Benite Universidade Federal de Goiás
  • Eveline Borges Vilela-Ribeiro Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X7687

Palavras-chave:

Science Education, Inclusive education, Scientific language.

Resumo

Atualmente, reclama-se por uma Educação Inclusiva na Sociedade da Informação. Dessa forma, é urgente se ensinar ciências no mundo onde o saber científico e tecnológico é cada dia mais valorizado, admitindo que não é possível a formação de um cidadão crítico sem conhecimentos básicos necessários para a realização de julgamentos e conseqüentes opções. O exercício da cidadania exige a participação efetiva dos indivíduos, tenham eles necessidades educativas especiais (NEE) ou não, em todas as esferas da sociedade. Neste artigo, serão apresentados alguns apontamentos sobre a relação complexa entre educação inclusiva, ensino de ciências e linguagem científica, assumindo a urgência da compreensão de necessidades específicas que possam orientar o ensino de ciências para este grupo social. Completa esse trabalho uma breve discussão sobre as características do conhecimento científico

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Biografia do Autor

Anna Maria Canavarro Benite, Universidade Federal de Goiás

Quimica, Mestre e Doutora em Ciências pela UFRJ. Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás.

Claudio Roberto Machado Benite, Universidade Federal de Goiás

Quimico pela UFRJ, Mestre em Educação em Ciências e Doutor em Química pela UFG. Atualmente é professor da Universidade Federal de Goiás.

Eveline Borges Vilela-Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Química, Mestre em Educação em Ciências e Doutoranda em Química pela UFG. Atualmente é Professora do Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Benite, A. M. C., Benite, C. R. M., & Vilela-Ribeiro, E. B. (2014). Educação Inclusiva, ensino de Ciências e linguagem científica: possíveis relações. Revista Educação Especial, 1(1), 83–92. https://doi.org/10.5902/1984686X7687

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua