Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA: contextos em ação
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X10475Palavras-chave:
Autismo, Transtorno do espectro autista, Formação de professores, Comunicação alternativa.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X10475
O presente artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo. Nele, discutimos um aspecto importante no que se refere à formação de professores para atuarem junto a sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não oralizados, no seu desenvolvimento sócio-cognitivo. A partir de uma visão geral da área de conhecimento denominada de Comunicação Alternativa discute-se sua a inserção no espaço educativo para utilização com sujeitos com TEA. Aborda a questão da formação específica de professores trazendo para discussão aspectos vinculados com a atual politica governamental na questão de formação de professores. Na sequencia propõe-se uma abordagem sócio-histórica e cultural deste processo, a partir de contextos de ação visando uma reorganização das relações do sujeito com o mundo, e não apenas na ampliação, complementação ou suplementação das funcionalidades de comunicação do sujeito com TEA não oralizado. Finalmente a partir do panorama traçado apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa TEIAS – Tecnologia na Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade da UFRGS no âmbito do projeto SCALA. São analisadas duas propostas de formação desenvolvidas numa visão integradora que se sintetiza em três movimentos inter-relacionados: problematização do fazer enquanto a ação pedagógica; pensamento em ação; e análise critica enquanto ação reflexiva.
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