A percepção dos professores de Física sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual: uma pesquisa quantitativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X66730

Palavras-chave:

Deficiência Visual, Ensino de Física, Percepções Docentes sobre Inclusão

Resumo

Neste artigo examinamos as percepções dos professores de Física dos Ensinos Médio e Superior em relação ao ensino inclusivo de estudantes com deficiência visual. Decidimos reaplicar um questionário aplicado a professores de diversas áreas em três universidades em Gana, a fim de verificar diferenças e semelhanças entre o resultado daquela pesquisa, quando comparada com professores brasileiros de apenas uma área de estudo, a Física. Através da administração de um formulário eletrônico onde o participante deveria selecionar o grau de concordância, compomos uma amostra aleatória de 42 professores que trabalham em instituições públicas ou privadas. As afirmações estão divididas em quatro blocos: percepções gerais sobre inclusão, percepções sobre o conceito de inclusão, percepções sobre os tipos de deficiências e percepções sobre o apoio recebido de pessoas ou recursos. Os dados são analisados quantitativamente e comparações são feitas dentro da amostra utilizando o Teste t de student. O mesmo teste é feito para comparar nossa amostra com a amostra de Gana.  Entre os resultados obtidos podemos destacar que não encontramos divergência entre gênero, nível de atuação ou setor (público/privado). No entanto, percebemos que os professores que participaram da nossa pesquisa possuem uma percepção mais negativa, em relação a resultados anteriores. As percepções menos favoráveis em nossa pesquisa indicam a necessidade de ampliação do debate sobre inclusão no meio acadêmico e a proposição de novas pesquisas para avaliar os fatores que levam a esse cenário, além da imprescindibilidade do desenvolvimento de práticas que possam conduzir a uma reversão nesse panorama negativo.

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Biografia do Autor

Márcio Velloso da Silveira, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Santo Cristo, RJ

Professor doutor da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Santo Cristo, RJ, Brasil.

Antonio Carlos Fontes dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professor doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2022-03-30 — Atualizado em 2022-04-13

Versões

Como Citar

Silveira, M. V. da, & Santos, A. C. F. dos. (2022). A percepção dos professores de Física sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual: uma pesquisa quantitativa. Revista Educação Especial, 35, e12/1–31. https://doi.org/10.5902/1984686X66730 (Original work published 30º de março de 2022)