Adaptações curriculares para estudantes com deficiência intelectual: desafios e perspectivas

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X55382

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Adaptações curriculares, Deficiência intelectual, Ensino Médio.

Abstract

As práticas educativas de adaptações curriculares para estudantes que possuem deficiência intelectual são o tema tratado no presente artigo, resultado de uma pesquisa do mestrado em educação, que buscou responder à seguinte questão: como os professores compreendem e fazem uso das adaptações curriculares no processo de inclusão dos estudantes com deficiência intelectual no Ensino Médio? O objetivo deste estudo foi analisar como os professores de estudantes com deficiência intelectual, incluídos no Ensino Médio, compreendem e fazem uso das adaptações curriculares atendendo à política de Educação Especial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com delineamento de casos, que envolveu o estudo com docentes atuantes no Ensino Médio da rede estadual do município de Chapecó (SC). A coleta de dados foi por entrevistas semiestruturadas, com análise do conteúdo em Bardin (2016). A fundamentação teórica amparada em Vigotsky1 possibilitou identificar que, mesmo diante das dificuldades estruturais enfrentadas na atuação inclusiva, os professores conseguem promover adaptações curriculares de pequeno porte para estudantes com deficiência intelectual. O êxito da educação inclusiva está associado à formação acadêmica e continuada e ao compromisso profissional.

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Biografie autore

Vania Salete Cassol Daga, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC

Mestra pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil.

Leonel Piovezana, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC

Professor doutor na Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC

Professora doutora na Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, Brasil.

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Pubblicato

2020-12-21

Come citare

Daga, V. S. C., Piovezana, L., & Pieczkowski, T. M. Z. (2020). Adaptações curriculares para estudantes com deficiência intelectual: desafios e perspectivas. Revista Educação Especial, 33, e78/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X55382

Fascicolo

Sezione

Artigos – Demanda contínua