A produção acadêmico-científica do Brasil na área das altas habilidades/superdotação no período de 1987 a 2011

Autores/as

  • Miguel Claudio Moriel Chacon UNESP/MARÍLIA
  • Barbara Amaral Martins Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, Campus de Marília/SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X9204

Palabras clave:

High ability/giftedness, High ability, Giftedness, Special Education, Full Inclusion.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X9204

 

Entre os alunos com necessidades educacionais especiais, sujeitos da educação especial, encontram-se aqueles que apresentam altas habilidades/superdotação, um fenômeno complexo que demanda o envolvimento de profissionais e pesquisadores da área educacional a fim de favorecer o desenvolvimento da potencialidade destes alunos. Neste sentido, objetivamos identificar e analisar teses e dissertações que se propõem a investigar a temática das altas habilidades/superdotação, verificando a participação da área da Educação nestas pesquisas. O estudo se deu por meio de levantamento bibliográfico, norteado pelas seguintes questões: As pesquisas sobre altas habilidades/superdotação vêm crescendo nos últimos anos? Qual é a participação da área da Educação nestas pesquisas? Quais os assuntos relacionados às altas habilidades/superdotação abordados na Educação? A quais instituições estes pesquisadores estão vinculados? Os resultados nos mostram que estas pesquisas apresentam uma tendência crescente e que há predomínio da área da Educação nesta produção científica.  No entanto, há um desequilíbrio entre as instituições que se propõe a investigar a temática nas regiões brasileiras, bem como entre os assuntos abordados por estas pesquisas sobre altas habilidades/superdotação.

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Biografía del autor/a

Miguel Claudio Moriel Chacon, UNESP/MARÍLIA

Psicólogo e Psicopedagogo. Especialista em Metodologia da Pesquisa Educacional. Mestre e Doutor em Educação. Professor Depto Educação Especial e Programa de Pós-Graduação em Educação da FFC - Unesp, Campus de Marília/SP. Pós-doutorando UFSM.

Barbara Amaral Martins, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, Campus de Marília/SP

Pedagoga com especialização em Psicopedagogia clínica e institucional. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP, Campus de Marília/SP. Professora na rede pública municipal de Botucatu/SP.

Publicado

2014-06-02

Cómo citar

Chacon, M. C. M., & Martins, B. A. (2014). A produção acadêmico-científica do Brasil na área das altas habilidades/superdotação no período de 1987 a 2011. Revista De Educación Especial, 27(49), 353–372. https://doi.org/10.5902/1984686X9204

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua

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