Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais

Autores/as

  • Adriane Cenci Universidade Federal de Pelotas
  • Magda Floriana Damiani Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X7675

Palabras clave:

Adaptação curricular, Conceitos científicos, Aprendizagem.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7675

O trabalho fundamenta-se na teoria histórico-cultural, a partir de Vygotski, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares (1998), objetivando discutir a importância da aprendizagem de conceitos científicos (os conceitos aprendidos mediante instrução formal/escolar) para o desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais. Caracteriza-se como um ensaio teórico, apoiado em pesquisa bibliográfica. O eixo da discussão está na ideia de adaptação/flexibilização curricular, uma vez que não há inclusão real sem considerar a individualização do ensino para atender às especificidades dos alunos. A importância atribuída ao currículo escolar e aos conceitos científicos nele visados assenta-se na premissa vygotskiana de que aprendizagem promove desenvolvimento – de acordo com Vygotski, a sistematização e conscientização entram na mente da criança através do aprendizado dos conceitos científicos. Devido à importância desses conceitos, é preciso cuidado ao pensar nas adaptações curriculares; sob justificativa de adequar o ensino e o currículo às especificidades dos alunos que apresentam necessidades especiais, muitas vezes, se abre mão dos conteúdos formais, pressupondo que não estariam ao alcance desse aluno, especialmente daquele em que as dificuldades são mais acentuadas. Concluiu-se que é a aprendizagem – aprendizagem de conceitos científicos – que alavanca o desenvolvimento cognitivo, então é nesse ponto que a escolarização deve investir. É imperativo lutar por uma escola inclusiva onde, de fato, se aprenda – aprenda conteúdos.

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Biografía del autor/a

Adriane Cenci, Universidade Federal de Pelotas

Professora de Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Especialista em Gestão Educacional pela UFSM. Mestre em Educação pela UFSM. Aluna do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

 

Magda Floriana Damiani, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1979), obteve os graus de Mestre em Psicologia Educacional (1983) e Doutora em Educação (1998), ambos no Institute of Education da Universidade de Londres/Inglaterra.Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, Professora Associada da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Pelotas, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado)e no Curso de Pedagogia.

Publicado

2013-11-06

Cómo citar

Cenci, A., & Damiani, M. F. (2013). Adaptação curricular e o papel dos conceitos científicos no desenvolvimento de pessoas com necessidades educacionais especiais. Revista De Educación Especial, 26(47), 713–726. https://doi.org/10.5902/1984686X7675

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua