<b>Sistema de economia de fichas associado ao custo da resposta aplicados aos comportamentos de sala de aula de adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X6882Palabras clave:
Token economy, Positive reinforcement, Response cost.Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6882
O objetivo geral do presente estudo foi avaliar o impacto de um programa de economia de fichas, ou seja, reforçamento positivo, associado à punição negativa, isto é, custo da resposta, sobre o comportamento “fora da tarefa” de dois adolescentes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O programa consistia na atribuição ou retirada de pontos consoante a emissão de comportamento adequado ou inadequado à tarefa em execução. O sistema de pontos era efetuado através de cartas individuais, coloridas, numeradas de um a 10 pontos. Também era retirado um ponto, quando o aluno aumentava a frequência de emissão de comportamentos inadequados comparativamente à sessão anterior. Ao atingir 10 pontos, as cartas eram trocadas por privilégios (reforçadores positivos), previamente negociados com o professor. Para testar a igualdade das variâncias utilizou-se a prova de Levene e, para testar a igualdade de médias, utilizou-se o teste t de Student. A significância das diferenças entre as médias foi significativa (p < 0.0001) revelando, assim, a eficácia da intervenção sobre o comportamento dos dois participantes. Concluiu-se que a ação convergente dos princípios de reforçamento positivo e punição negativa (custo da resposta) leva à resolução de comportamentos disfuncionais de crianças com TDAH em contexto da sala de aula.
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