<b>Níveis de envolvimento de uma criança com Síndrome de Down em contextos de inclusão e Educação Especial</b>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X5644Palavras-chave:
Inclusive education context, Levels of involvement, Levels of engagement.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5644
As crianças com necessidades educativas especiais (NEE) estão, sempre que possível, inseridas em turmas do ensino regular. A inclusão traz uma série de benefícios tanto para as crianças regulares quanto para aquelas com NEE. O presente estudo avaliou a qualidade do envolvimento de uma criança com síndrome de Down inserida numa turma de primeiro ano primário do ensino regular, em dois contextos de ensino aprendizagem: contexto de inclusão e contexto de educação especial. O estudo avaliou também o empenhamento da professora relativamente à criança com NEE, em contexto de inclusão e em contexto de educação especial. Os resultados obtidos evidenciaram que os níveis de envolvimento da criança nas atividades de sala de aula eram mais satisfatórios no contexto de educação especial. Diretamente proporcional ao envolvimento da criança era o empenhamento da professora, que atingiu níveis mais baixos de empenhamento nas atividades de sala de aula no contexto de inclusão.
Palavras-chave: Inclusão; Níveis de envolvimento; Níveis de empenhamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).