<b>Perspectivas recentes no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade</b>

Autores

  • Eduardo Chaves Cruz Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real
  • Rosangela Bertelli Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real
  • José João Pinhanços Bianchi Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1430

Palavras-chave:

Attention Deficit Hyperactivity Disorder, Psychotherapeutic (behavioural) intervention, Psychopharmacological intervention.

Resumo

Três intervenções de curto prazo têm sido validadas no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): a intervenção psicoterapêutica (comportamental), a intervenção psicofarmacológica e a combinação entre ambas. O presente artigo revê questões clínicas envolvidas no uso dessas intervenções, as suas limitações e as evidências da sua eficácia. A perspectiva psicoterapêutica (comportamental), na forma de Treino Comportamental para Pais (TCP) e na Gestão de Contingências do Comportamento (GCC) em sala de aula, mostra-se particularmente eficaz.

Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Intervenção psicoterapêutica (comportamental). Intervenção psicofarmacológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Cruz, E. C., Bertelli, R., & Bianchi, J. J. P. (2010). <b>Perspectivas recentes no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade</b>. Revista Educação Especial, 23(36). https://doi.org/10.5902/1984686X1430

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua