<b>Padrões de interação entre cuidador e criança (dois a sete anos de idade) com necessidades de comunicação complexas e com Paralisia Cerebral e usuária de Sistemas Alternativos e Aumentativos de Comunicação

Autores

  • Eduardo Chaves Cruz
  • José João Bianchi
  • Rosangela Bertelli

Palavras-chave:

Communication Systems, Cerebral Palsy, Deficits in Communication.

Resumo

O presente estudo investigou os padrões de interação comunicativa entre 40 crianças (dos dois aos sete anos de idade) com necessidades de comunicação complexas, paralisia cerebral e usuárias de Sistemas de Comunicação Aumentativos e Alternativos e os seus cuidadores primários. As díades eram videogravadas em uma situação de jogo livre durante 15 minutos considerando cinco categorias de variáveis: padrões de comunicação mãe-criança; gestão da conversação; estratégias educacionais implícitas; turnos de conversação; funções comunicativas. Os achados indicaram um padrão de interação dirigido pela mãe, 85% da mães tomando a iniciativa muitas vezes e 15% delas ocasionalmente. Resultados similares foram obtidos com diferentes formulações de questões: os resultados revelaram que 85% das mães dirigiam as suas crianças com questões que favoreciam respostas Sim/Não. Na análise dos turnos de trocas, 70% das mães que receberam treinamento nos SAAC fizeram uma gestão equilibrada da sua interação com a criança, ao passo que 40.6% das mães que não receberam treinamento fizeram tal gestão. Quanto à duração do treinamento em SAAC, 72% das mães com menos de 12 meses de treino falharam em responder às tentativas de comunicação que as crianças fizeram através de sons, enquanto falharam 45.0% das mães com mais de 12 meses de treinamento nos SAAC. As funções comunicativas pareceram desvinculadas do tipo de SAAC utilizados. À luz dos resultados apresentados, são feitas sugestões para pesquisas futuras.

Palavras-chave: Sistema de Comunicação. Paralisia Cerebral. Problemas de Comunicação.

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Publicado

2009-04-29

Como Citar

Cruz, E. C., Bianchi, J. J., & Bertelli, R. (2009). <b>Padrões de interação entre cuidador e criança (dois a sete anos de idade) com necessidades de comunicação complexas e com Paralisia Cerebral e usuária de Sistemas Alternativos e Aumentativos de Comunicação. Revista Educação Especial, 22(33), 09–28. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/213

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua