Sistema de economia de fichas associado ao custo da resposta aplicados aos comportamentos de sala de aula de adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Eduardo Chaves Cruz, Rosangela Bertelli, Agostinho Jorge Assanção Marafão

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6882

O objetivo geral do presente estudo foi avaliar o impacto de um programa de economia de fichas, ou seja, reforçamento positivo, associado à punição negativa, isto é, custo da resposta, sobre o comportamento “fora da tarefa” de dois adolescentes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O programa consistia na atribuição ou retirada de pontos consoante a emissão de comportamento adequado ou inadequado à tarefa em execução. O sistema de pontos era efetuado através de cartas individuais, coloridas, numeradas de um a 10 pontos. Também era retirado um ponto, quando o aluno aumentava a frequência de emissão de comportamentos inadequados comparativamente à sessão anterior. Ao atingir 10 pontos, as cartas eram trocadas por privilégios (reforçadores positivos), previamente negociados com o professor. Para testar a igualdade das variâncias utilizou-se a prova de Levene e, para testar a igualdade de médias, utilizou-se o teste t de Student. A significância das diferenças entre as médias foi significativa (p < 0.0001) revelando, assim, a eficácia da intervenção sobre o comportamento dos dois participantes. Concluiu-se que a ação convergente dos princípios de reforçamento positivo e punição negativa (custo da resposta) leva à resolução de comportamentos disfuncionais de crianças com TDAH em contexto da sala de aula.


Palavras-chave


Token economy; Positive reinforcement; Response cost.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X6882

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________