<b>Níveis de envolvimento de uma criança com Síndrome de Down em contextos de inclusão e Educação Especial</b>

Autores

  • Eduardo Chaves Cruz Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Letícia Monteiro Esteves Escola Preparatória Morgado Mateus
  • Rosangela Bertelli Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5644

Palavras-chave:

Inclusive education context, Levels of involvement, Levels of engagement.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5644

 

As crianças com necessidades educativas especiais (NEE) estão, sempre que possível, inseridas em turmas do ensino regular. A inclusão traz uma série de benefícios tanto para as crianças regulares quanto para aquelas com NEE. O presente estudo avaliou a qualidade do envolvimento de uma criança com síndrome de Down inserida numa turma de primeiro ano primário do ensino regular, em dois contextos de ensino aprendizagem: contexto de inclusão e contexto de educação especial. O estudo avaliou também o empenhamento da professora relativamente à criança com NEE, em contexto de inclusão e em contexto de educação especial. Os resultados obtidos evidenciaram que os níveis de envolvimento da criança nas atividades de sala de aula eram mais satisfatórios no contexto de educação especial. Diretamente proporcional ao envolvimento da criança era o empenhamento da professora, que atingiu níveis mais baixos de empenhamento nas atividades de sala de aula no contexto de inclusão.

Palavras-chave: Inclusão; Níveis de envolvimento; Níveis de empenhamento.

 

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Publicado

2012-12-26

Como Citar

Cruz, E. C., Esteves, L. M., & Bertelli, R. (2012). <b>Níveis de envolvimento de uma criança com Síndrome de Down em contextos de inclusão e Educação Especial</b>. Revista Educação Especial, 26(45), 31–43. https://doi.org/10.5902/1984686X5644

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua