A interação da criança surda a partir da Teoria Histórico Cultural: possibilidade de desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X67952

Palavras-chave:

Teoria Histórico Cultural, Educação de Surdos, Educação Infantil

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender, no espaço da educação infantil, como acontecem as interações entre a criança surda e o meio social em que está inserida e da qual é partícipe, em uma Unidade Municipal de Educação Infantil, situada na área urbana do município de Santarém/Pará. É uma pesquisa que busca se inspirar nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural que compreende o desenvolvimento humano a partir das relações sociais e culturais. Os instrumentos para produção de dados consistiram em observações anotadas em diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos envolvidos foram 4 professores (3 ouvintes e um surdo) e uma criança surda, os dados foram provenientes dos anos 2018 e 2019. Objetivos específicos a) Observar de que forma a prática pedagógica do professor leva em consideração a criança surda na educação infantil b) Compreender de que forma o professor organiza o espaço educativo para que as interações aconteçam c) Problematizar de que forma mantém-se a relação entre a criança surda e seus professores. Os resultados descritos por meio desta categoria revelaram que, mesmo os professores conhecendo a forma de comunicação da criança surda, a falta de sensibilidade era recorrente e isso refletia em suas práticas pedagógicas para com essa criança. Assim, a pesquisa apontou que as interações da criança surda na educação infantil é uma dimensão que existe e que para o seu desenvolvimento cultural acontecer, é preciso uma educação que seja pautada em atitudes que possibilitem a constituição da subjetividade desta criança.

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Biografia do Autor

Patrícia Siqueira dos Santos, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA, Brasil.

Eleny Brandão Cavalcante, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA

Professora doutora da Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA, Brasil.

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Publicado

2022-11-22

Como Citar

Santos, P. S. dos, & Cavalcante, E. B. (2022). A interação da criança surda a partir da Teoria Histórico Cultural: possibilidade de desenvolvimento. Revista Educação Especial, 35, e44/1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X67952