<b>A identificação e a inclusão de alunos com características de altas habilidades/superdotação: discussões pertinentes</b>

Autores

  • Tatiane Negrini
  • Soraia Napoleão Freitas

Palavras-chave:

High Abilities/Giftedness, Inclusion, Identification.

Resumo

Pensar na educação em geral e nos avanços que vêm surgindo, remete-nos a refletir a respeito da proposta da escola inclusiva. As políticas educacionais brasileiras apontam nesta direção e novas proposições surgem para o contexto escolar, a fim de se entender como realizar mudanças significativas no cotidiano educacional. Neste sentido, este artigo tem como propósito realizar uma discussão a respeito da identificação dos alunos com altas habilidades/superdotação, articulando com algumas idéias propostas pela educação inclusiva. Pretende-se com isso evidenciar a importância da identificação destes alunos para uma inclusão mais verdadeira no contexto educacional. Utiliza-se como aporte teórico Gardner (1995), Renzulli (2004), Pérez (2004), Virgolim (2007), Vieira (2005), entre outros autores que auxiliam na discussão desta problemática. As considerações feitas a respeito das altas habilidades evidenciam a importância de uma grande atenção frente ao processo de identificação e a relevância deste para a real inclusão dos alunos com altas habilidades no contexto educacional. Não sendo identificados, estes alunos podem não estar recebendo a orientação necessária para se conhecer e desenvolver seu potencial, muitas vezes afastando-se dos colegas e das amizades. Dessa forma, pretende-se abordar a identificação destes alunos, contribuindo para a inclusão dos mesmos.

Palavras-chave: Altas habilidades/superdotação. Inclusão. Identificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Negrini, T., & Freitas, S. N. (2008). <b>A identificação e a inclusão de alunos com características de altas habilidades/superdotação: discussões pertinentes</b>. Revista Educação Especial, 21(32), 273–284. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/103

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>