<b>STRESS E INCLUSÃO: indicadores de stress em professores frente a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais</b>
Abstract
Este artigo refere à pesquisa que investigou o stress em professores do ensino fundamental e os principais agentes desencadeadores frente a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Tratou-se de um estudo quanti-qualitativo envolvendo 163 professores distribuídos em 91 escolas da rede pública do município de Santa Maria-RS. O instrumento de coleta dos dados quantitativos foi a versão adaptada e validada do Inventário Faculty Stress Index. Identificamos que a falta de preparo dos professores para o processo de inclusão é a principal fonte geradora de stress e sugerimos que a Universidade juntamente com as escolas organizem programas de apoio aos professores tanto no sentido de uma formação continuada como no sentido de identificação e controle de sintomas físicos e emocionais.
Palavras chaves: stress, inclusão, formação de professores.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).