<b>STRESS E INCLUSÃO: indicadores de stress em professores frente a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais</b>

Autores

  • Maria Inês Naujorks Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo refere à pesquisa que investigou o stress em professores do ensino fundamental e os principais agentes desencadeadores frente a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Tratou-se de um estudo quanti-qualitativo envolvendo 163 professores distribuídos em 91 escolas da rede pública do município de Santa Maria-RS. O instrumento de coleta dos dados quantitativos foi a versão adaptada e validada do Inventário Faculty Stress Index. Identificamos que a falta de preparo dos professores para o processo de inclusão é a principal fonte geradora de stress e sugerimos que a Universidade juntamente com as escolas organizem programas de apoio aos professores tanto no sentido de uma formação continuada como no sentido de identificação e controle de sintomas físicos e emocionais.

Palavras chaves: stress, inclusão, formação de professores.

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Como Citar

Naujorks, M. I. (2012). <b>STRESS E INCLUSÃO: indicadores de stress em professores frente a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais</b>. Revista Educação Especial, 117–125. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5125

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua