Pesquisa colaborativa em Educação Especial: uma revisão sistemática de teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X44290

Palavras-chave:

, Pesquisa colaborativa, Educação Especial, revisão sistemática de literatura.

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão sistemática de literatura sobre pesquisa colaborativa em Educação Especial. O estudo pretende responder o seguinte problema: o que tem sido produzido, no Brasil, sobre pesquisa colaborativa na Educação Especial? Teve como objetivo geral mapear teses e dissertações, produzidas no Brasil, acerca da pesquisa colaborativa na Educação Especial, e em específico: descrever o tipo de produção, vinculação institucional e geográfica, série histórica, identificar e analisar os aspectos temáticos, teóricos e metodológicos dos estudos. Para tanto, a produção e análise de dados foi dividida em três etapas. Foram analisadas 26 produções, a saber: 13 teses e 13 dissertações, publicadas entre 2009 e 2018. Ressalta-se que todos os estudos estão vinculados, institucionalmente, ao Programa Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial), da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, localizada na região Sudeste. Os resultados evidenciam que os estudos abordam temáticas como: inclusão escolar, práticas pedagógicas e formação de professores. A maioria das pesquisas não explicita a perspectiva teórica. Em relação à produção de dados, destacam-se as entrevistas semiestruturadas, observação, uso de diário de campo, questionários, entre outros. Quanto à análise dos dados, a análise de conteúdo é utilizada na maioria dos estudos. Conclui-se que o mapeamento dos estudos e apresentação do panorama brasileiro de pesquisa sobre a temática discutida possibilita o avanço de futuras produções acadêmicas.

Palavras-chave: Pesquisa colaborativa; Educação especial; Revisão sistemática de literatura.

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Biografia do Autor

Raíssa Matos Ferreira, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Doutoranda na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Larissa Ferreira Ferro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Doutoranda na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Nágib José Mendes dos Santos, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Doutorando na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Raquel de Lima Santos, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Doutoranda na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

Professora doutora na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

Ferreira, R. M., Ferro, L. F., Santos, N. J. M. dos, Santos, R. de L., & Fumes, N. de L. F. (2020). Pesquisa colaborativa em Educação Especial: uma revisão sistemática de teses e dissertações. Revista Educação Especial, 33, e34/ 1–29. https://doi.org/10.5902/1984686X44290

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico