Early intervention and family participation: APAES’ professionals report

Authors

  • Tahena Silva Ferreira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru. http://orcid.org/0000-0002-6089-9498
  • Alessandra Pereira Falcão Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.
  • Ana Paula de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.
  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.
  • Veronica Aparecida Pereira Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X31866

Keywords:

Family, Special Education, Early intervention.

Abstract

This study aimed to describe, based on reports from different professionals, the participation of family members in Early Intervention (EI) Services offered by Associations of Parents and Friends of the Exceptional (APAES) in the State of São Paulo, and to investigate what actions these institutions promote to foster the integration of this public to their treatment sessions, and whether there is continuity of the interventions at the patients’ homes. The participants were twenty-three professionals from different areas acting as responsible for IP service 22 APAES the state of São Paulo. These professionals answered an online survey in order to provide sociodemographic data and information regarding family members’ participation in EI services regarding: main activities/ functions executed by family members in EI, which family members participate in EI, frequency of the sessions, profile of the participating families, identified difficulties for the continuance of the proposed interventions and the results obtained by this service. The results of the study point out that the professionals value the participation of family members and that they attribute to this participation the improvement of the children. However, to the 67% of them sessions involving family members are made when the professionals identify specific needs in the child. Family non-involvement is attributed to the lack of available time to do what was suggested by the professionals. Such results are probably due to treatment not being family-centred. For further studies it is suggested to investigate a greater number of institutions that do the EI process whose results may or may not confirm those obtained in this study.

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Author Biographies

Tahena Silva Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.

Profissional de Marketing pela Universidade Norte do Paraná (2004). Especialista em Propaganda,
Marketing e Publicidade pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2006). Psicóloga graduada pelo
Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2014). Especialista em Análise do Comportamento Aplicada pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2015), Cursando MBA em Gestão Estratégica Empresarial pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil e Mestranda no Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Bauru.

Alessandra Pereira Falcão, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Especialização em Análise do comportamento pela Universidade Filadélfia. É mestre e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp/ Bauru e atende em clínica particular. Tem experiência na área clínica no atendimento de crianças, adolescentes, adultos, casais e grupos e em Psicologia Escolar.

Ana Paula de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.

Graduada em Psicologia (Bacharel e Formação de Psicólogo) pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Bauru. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Bauru. Participa do grupo de pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento.

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (IP/SP) e livre-docência em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem vários livros publicados (Psicologia da saúde: perspectivas interdisciplinares; Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem:investigações e análises), capítulos de livros e artigos publicados em periódicos com referee. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, especificamente desenvolvimento infantil e as variáveis que o influenciam. Entre as temáticas de desenvolvimento infantil estão: avaliação de desenvolvimento, interação mãe-bebê, prematuridade, impacto de mal formações e síndromes e, também, a influência de variáveis maternas como escolaridade, saúde emocional materna e práticas educativas. É bolsista Produtividade em Pesquisa, do CNPq (Pq-2).

Veronica Aparecida Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Atuação Profissional: Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados ; Docente do curso de graduação e Pós Graduação em Psicologia. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Vice-Coordenadora do Laboratório - Serviço de Psicologia Aplicada Membro do Comitê de Ética da UFGD - Formação: Pós-Doutorado - Universidade do Porto - Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia (2015); Doutorado em Educação Especial pela UFSCar (2006-2009); Mestre em Ensino de Ciências, Unesp (2004-2006); Psicologia - Unesp (1999-2002); - Área de atuação: Psicologia do Desenvolvimento, Intervenção Precoce e Psicologia da Saúde. - Projetos com fomento: 2010-2014: (MEC-CAPES-FNDE) Programa de Educação tutorial: formação de professores e alunos do ensino fundamental na área de Habilidades Sociais 2015-2017: (CAPES) PROEXT: Acompanhamento de crianças e adolescentes acolhidos - desafios para conquista dos direitos humanos e inclusão social. 2017-2020 - (FAPESP) Programa em Parceria com a Universidade Estadual Paulista - Coordenação - Profa. Dra. Olga M. P. R. Rodrigues - Prematuridade: percepção materna, saúde emocional materna, interação mãe-bebê e desenvolvimento infantil.

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Published

2019-05-06

How to Cite

Ferreira, T. S., Falcão, A. P., de Oliveira, A. P., Rolim Rodrigues, O. M. P., & Pereira, V. A. (2019). Early intervention and family participation: APAES’ professionals report. Special Education Magazine, 32, e47/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X31866

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