Intervenção precoce e a participação da família: relato de profissionais de APAES

Autores

  • Tahena Silva Ferreira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru. http://orcid.org/0000-0002-6089-9498
  • Alessandra Pereira Falcão Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.
  • Ana Paula de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.
  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.
  • Veronica Aparecida Pereira Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X31866

Palavras-chave:

Família, Educação Especial, Intervenção Precoce.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo descrever, a partir do relato de diferentes profissionais, como é a participação da família em serviços de Intervenção Precoce (IP) oferecidos por Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Estado de São Paulo, investigar quais ações essas instituições promovem para a integração desse público em seus atendimentos e se há continuidade das intervenções no ambiente domiciliar. Participaram vinte e três profissionais de diferentes áreas de atuação atuando como responsável pelo serviço de IP de 22 APAES do estado de São Paulo. Os profissionais responderam um questionário online para coleta de dados sociodemográficos e informações referentes à participação das famílias no serviço de IP que versavam sobre: principais atividades/funções executadas pela família na IP; quais familiares participam da IP; a frequência dos atendimentos oferecidos; o perfil das famílias participantes; as dificuldades identificadas para a continuidade das intervenções propostas e os resultados desse serviço. Os resultados apontaram que os profissionais valorizam a participação da família e atribuem a essa participação o progresso da criança. Todavia, para 67% o atendimento à família é feito quando os profissionais identificam necessidades específicas da criança. O não envolvimento familiar é atribuído ao pouco tempo que a família dispõe para a realização do que foi orientado pelos profissionais. Tais resultados provavelmente se devem pelo atendimento não se caracterizar como centrado na família. Para futuros estudos sugere-se investigar um maior número de instituições que realizam o processo de IP cujos resultados podem confirmar ou não os obtidos neste estudo.

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Biografia do Autor

Tahena Silva Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.

Profissional de Marketing pela Universidade Norte do Paraná (2004). Especialista em Propaganda,
Marketing e Publicidade pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2006). Psicóloga graduada pelo
Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2014). Especialista em Análise do Comportamento Aplicada pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil (2015), Cursando MBA em Gestão Estratégica Empresarial pelo Centro Universitário Filadélfia - UniFil e Mestranda no Programa de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP Bauru.

Alessandra Pereira Falcão, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Especialização em Análise do comportamento pela Universidade Filadélfia. É mestre e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp/ Bauru e atende em clínica particular. Tem experiência na área clínica no atendimento de crianças, adolescentes, adultos, casais e grupos e em Psicologia Escolar.

Ana Paula de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.

Graduada em Psicologia (Bacharel e Formação de Psicólogo) pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Bauru. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Bauru. Participa do grupo de pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento.

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Campus Bauru.

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (IP/SP) e livre-docência em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem vários livros publicados (Psicologia da saúde: perspectivas interdisciplinares; Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem:investigações e análises), capítulos de livros e artigos publicados em periódicos com referee. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, especificamente desenvolvimento infantil e as variáveis que o influenciam. Entre as temáticas de desenvolvimento infantil estão: avaliação de desenvolvimento, interação mãe-bebê, prematuridade, impacto de mal formações e síndromes e, também, a influência de variáveis maternas como escolaridade, saúde emocional materna e práticas educativas. É bolsista Produtividade em Pesquisa, do CNPq (Pq-2).

Veronica Aparecida Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Atuação Profissional: Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados ; Docente do curso de graduação e Pós Graduação em Psicologia. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Vice-Coordenadora do Laboratório - Serviço de Psicologia Aplicada Membro do Comitê de Ética da UFGD - Formação: Pós-Doutorado - Universidade do Porto - Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia (2015); Doutorado em Educação Especial pela UFSCar (2006-2009); Mestre em Ensino de Ciências, Unesp (2004-2006); Psicologia - Unesp (1999-2002); - Área de atuação: Psicologia do Desenvolvimento, Intervenção Precoce e Psicologia da Saúde. - Projetos com fomento: 2010-2014: (MEC-CAPES-FNDE) Programa de Educação tutorial: formação de professores e alunos do ensino fundamental na área de Habilidades Sociais 2015-2017: (CAPES) PROEXT: Acompanhamento de crianças e adolescentes acolhidos - desafios para conquista dos direitos humanos e inclusão social. 2017-2020 - (FAPESP) Programa em Parceria com a Universidade Estadual Paulista - Coordenação - Profa. Dra. Olga M. P. R. Rodrigues - Prematuridade: percepção materna, saúde emocional materna, interação mãe-bebê e desenvolvimento infantil.

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Ferreira, T. S., Falcão, A. P., de Oliveira, A. P., Rolim Rodrigues, O. M. P., & Pereira, V. A. (2019). Intervenção precoce e a participação da família: relato de profissionais de APAES. Revista Educação Especial, 32, e47/ 1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X31866

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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