Projeto Pedagógico do curso de Letras Libras: o bilinguismo em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X55379

Palavras-chave:

Pessoas Surdas, Bilinguismo, Projeto Pedagógico.

Resumo

A formação bilíngue das pessoas surdas tem ocasionado tensões, uma vez que a prática do ensino de línguas de modalidades distintas demanda não apenas estratégias de técnicas formais para apropriação de códigos linguísticos, mas principalmente reflexões sobre um currículo culturalmente situado. A partir dessa premissa, desenvolvemos uma pesquisa em um curso (Letras Libras) que tem como alvo as pessoas surdas. Para tanto, usamos as lentes epistemológicas dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos, por considerarmos que as mesmas permitem maiores incursões no fenômeno educacional que envolve as pessoas surdas. A partir da questão de pesquisa “de que forma o curso de Letras Libras aborda os aspectos que envolvem os princípios bilíngues em seu PP (Projeto Pedagógico)?”, buscamos, por meio de uma pesquisa documental, com foco no PP do curso de Letras Libras, atingir o seguinte objetivo: identificar aspectos dissonantes com relação aos princípios bilíngues no PP do curso de licenciatura em Letras Libras. Os resultados mostraram que há fragilidade quanto a esses princípios no documento analisado (PP), sobretudo acerca de como se dariam alguns procedimentos metodológicos quando o processo ocorresse por meio do uso da Libras.

Biografia do Autor

Ritha Cordeiro de Sousa e Lima, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Mestranda na Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil.

Ana Dorziat, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB

Professora doutora da Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil.

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Publicado

2021-03-23

Como Citar

Lima, R. C. de S. e, & Dorziat, A. (2021). Projeto Pedagógico do curso de Letras Libras: o bilinguismo em questão. Revista Educação Especial, 34, e12/1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X55379

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua