Construção mediada e colaborativa de instrumentos de avaliação da aprendizagem na escola inclusiva

Autores

  • Alessandra de Fatima Giacomet Mello Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Regina Célia Linhares Hostins

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33101

Palavras-chave:

Inclusão escolar, Avaliação da aprendizagem, Colaboração.

Resumo

O artigo tem o propósito de discutir a potência da construção mediada de instrumentos de avaliação de aprendizagem entre professores do ensino comum e do Atendimento Educacional Especializado – AEE para a inclusão escolar. Argumenta-se que a avaliação tem sido um dos gaps nas práticas de escolarização de alunos público-alvo da educação especial na escola comum, gerada em grande parte pela persistência de determinadas formas de pensamento e de organização da cultura escolar (Prosser, 1999; Dussel, 2014), as quais aprofundam a cisão entre o trabalho do professor do AEE e o da sala comum de ensino. As práticas de avaliação no AEE e na sala comum têm sido exiladas uma das outras e, nesse contexto, também se exila e se torna invisível o aluno. Esta problemática conduziu a um trabalho de pesquisa colaborativa, para a construção coletiva e mediada do Plano Colaborativo de Atendimento Educacional para uma aluna com deficiência intelectual do 6º ano do ensino fundamental. Participaram da investigação sete professores dos anos finais do ensino fundamental, - Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Arte, Ciências, Educação Física - e dois da educação especial que juntos desenvolveram dinâmicas de estudo e definição de conceitos, procedimentos e instrumentos diferenciados de avaliação pedagógica do aluno com deficiência matriculado em suas classes. Os resultados evidenciaram experiências compartilhadas de discussão sobre o modo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e a concepção coletiva de um instrumento de planejamento e avaliação dimensionado para a sua efetiva participação e sucesso na escola de educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra de Fatima Giacomet Mello, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí, SC. Pedagoga e Professora de Educação Especial da rede pública do estado do Paraná.

Regina Célia Linhares Hostins

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina; docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, SC.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Mello, A. de F. G., & Hostins, R. C. L. (2018). Construção mediada e colaborativa de instrumentos de avaliação da aprendizagem na escola inclusiva. Revista Educação Especial, 31(63), 1025–1038. https://doi.org/10.5902/1984686X33101

Edição

Seção

Dossiê – Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial