Serviços de apoio à inclusão escolar e a constituição de normalidades diferenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X33074

Palavras-chave:

Políticas de inclusão escolar, Serviços de apoio, Normalidades

Resumo

O presente artigo discute como distintas normalidades são constituídas nos sujeitos com deficiência a partir das práticas de serviços de apoio à inclusão escolar. Para tanto, foram analisadas políticas públicas, em vigor de 1990 até 2015, que determinaram parte das condições para a realização da inclusão escolar no Brasil e que fazem referência ao estabelecimento de serviços de apoio considerados necessários para efetivá-la. Utilizou-se a ferramenta teórico-metodológica da normalização para as análises do arquivo de pesquisa, ancoradas no campo dos Estudos Foucaultianos em Educação. Os exercícios analíticos apontam para práticas de constituição de curvas de normalidades diferenciais que fragmentam o indivíduo com deficiência em pequenas curvas diagnósticas. O processo de fragmentação do sujeito com deficiência, efetivado por diferentes profissionais, permite muito mais que a identificação da deficiência. Este processo de fragmentação efetiva a indicação de pequenas normalidades que constituem esse sujeito. Dessa maneira, naturalizam-se variadas expressões da deficiência, contribuindo para o esmaecimento dos impactos na vida dos sujeitos que as possuem.

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Biografia do Autor

Raquel Frohlich, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz doo Sul (UNISC). Graduada em Pedagogia, habilitação em Educação Especial pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Supervisora de Estágio do curso de Pedagogia na Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (CURES) na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Tutora dos cursos de licenciaturas na modalidade EAD na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES).

Maura Corcini Lopes, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista Produtividade pesquisa CNPq.

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Publicado

2018-10-09

Como Citar

Frohlich, R., & Lopes, M. C. (2018). Serviços de apoio à inclusão escolar e a constituição de normalidades diferenciais. Revista Educação Especial, 31(63), 995–1008. https://doi.org/10.5902/1984686X33074

Edição

Seção

Dossiê – Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial