Benefícios da Intervenção Precoce para a Família de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28331

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, Intervenção Precoce, Benefícios

Resumo

 O presente artigo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Especial, com Especialização em Intervenção Precoce, pela Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Tem como finalidade apresentar uma revisão de pesquisas recentes, compreendidas entre os anos de 2005 a 2016, que evidenciem os benefícios da Intervenção Precoce (IP) para as famílias de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), no que concerne ao bem-estar e qualidade de vida, ao desenvolvimento de competências que perspectivem o controle/corresponsabilização, à melhoria do conhecimento/informação e à promoção da   participação/envolvimento da família. A conclusão desta pesquisa permite-nos compreender que a IP se traduz em resultados positivos para as famílias, permitindo-nos assim reforçar a importância da participação efetiva das famílias em todos os processos de IP, bem como promover a necessidade de avaliar estes benefícios. Esta avaliação deve ter como referência a perspectiva das famílias de modo a podermos construir práticas que sejam reforçadoras e positivas nas suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise do Pinho Cossio, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, UM.

Doutoranda em Estudos da Criança, na área de especialidade em Educação Especial, Instituto Educação, Universidade do Minho (UM).

Mestre em Educação Especial com Especialização em Intervenção Precoce, pela UM, Braga/Portugal. Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu) em Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Estimulação Precoce pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL), Curitiba - PR/Brasil. Graduada em Psicologia pela Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, SC/Brasil. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA) /CNPq/UFPel. ane_psico@hotmail.com.br. Rua Largo Monte de Arcos, 97, ap 2 centro, -4710-300, Braga, Portugal.

Ana Paula da Silva Pereira, Investigadora do Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto Educação, UM.

Investigadora e Diretora Adjunta do Centro de Investigação em Educação (CIEd), Coordenadora do Mestrado em Educação Especial, área de especialização em Intervenção Precoce e Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. appereira@ie.uminho.pt. Universidade do Minho, campus de Gualtar, Rua da Universidade, 4704-553, Braga, Portugal

Rita de Cássia Rodriguez, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nos cursos de Ciências Biológicas, Pedagodia e Psicologia e no Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática/FAE/UFPel. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem e do Núcleo de Pesquisas em Ensino de Ciências e Biologia. Coordenadora do Projeto Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola/SECADI/MEC/UFPEL. Universidade Federal de Pelotas R. Gomes Carneiro, 1 - Centro, 96010-610 Pelotas/RS, Brasil.

Referências

ALMEIDA, I. C. A intervenção centrada na família e na comunidade: O hiato entre as evidências e as práticas. Análise Psicológica, Lisboa, v.29, n.1, p.5-25, 2011.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais: Quinta edição- DSM-5. Lisboa: CLIMEPSI Editores, 2013.

BENZIES, K. M, et al. Key Componentes of Early Intervention Programs for Preterm Infants and Their Parents: A Systematic Review and Meta-Analysis, Pregnancy and Childbirth, Canadá, v. 13, n. 10, p. 1-15, 2013.

BROWN, J. A.; MADEIRAS, J. J. Effects of a triadic parent-implemented homebased communication intervention for toddlers. Journal of Early Intervention, Toledo (USA), v.37, n.1, p.44-68, 2015.

CARDOSO, M. F.; FRANÇOZO, M. F. C. Jovens irmãos de autistas: Expectativas, sentimentos e convívio, Revista Saúde, Santa Maria, v.41, n.2, p.87-98, 2015.

CARLON, S.; CARTER, M.; STEPHENSON, J. Decision-making regarding early intervention by parents of children with autism spectrum disorder. Journal Developmental Physical Disabilities, United States of America, v.27, n.3, p.285–305, 2015.

CEPANEC, M.; GMAJNIĆ, I.; LJUBEŠIĆ, M. Early communication development in socially deprived children — similar to autism? Translational Neuroscience, Varsóvia, v.1, n.3, p.44-254, 2010.

CRUZ, A. I.; FONTES, F.; CARVALHO, M. L. Avaliação da satisfação das famílias apoiadas pelo PIIP: Resultados da aplicação da escala ESFIP: Projecto Investigar em Intervenção Precoce ANIP – PIIP – Programa SER CRIANÇA. Lisboa: Macarlo Ltda, 2003.

DIVISION FOR EARLY CHILDHOOD (DEC). DEC recommended practices in early intervention/early childhood special education, Los Angeles, 2014. Disponível em: http://www.dec-sped.org/recommendedpractices Acesso em 20 jan. 2017.

DAVIS, J. M.; FINKE, E. H. The experience of military families with children with autism spectrum disorders during relocation and separation. Journal of Autism and Developmental Disorders, United States of America, v.45, n.7, p.2019–2034, 2015.

DAVIES, S. (Ed.). Team around the child: Working together in early childhood education. Wagga Wagga, New South Wales, Australia: Kurrajong Early Intervention Service, 2007.

DEMPSEY, I.; KENN, D. A review of processes and outcomes in family-centered services for children with a disability. Topics in Early Childhood Special Education, Nevada, v.28, n.1, p.42-52, 2008.

DUNST, C. J.; TRIVETTE, C. M.; HAMBY, D. W. Mental retardation and developmental disabilities, Research Reviews, v. 13, p. 370 – 378, 2007.

DUNST, C. J.; TRIVETTE, C. M. Meta-Analytic Structural Equation Modeling of the Influences of Family-Centered Care on Parent and Child Psychological Health. International Journal of Pediatrics, v. 2009, 1-9, 2009.

DUNST, C. J., et al. Community-based everyday child learning opportunities. In: MCWILLIAM, R. A. (Ed.). Working with families of young children with special needs, New York: Guilford Press, pp. 60-92, 2010.

DUNST, C. J, et al. Oportunidades de aprendizagem para a criança no quotidiano da comunidade. In MCWILLIAM, R. A. Trabalhar com as Famílias de Crianças com Necessidades Especiais. Porto: Porto Editora, pp. 73-106, 2012.

DUNST, C. J. Parapatric Speciation in the evolution of early intervention for infants and toddlers with disabilities and their families. Topics in early childhood special education, Nevada, v.31, n.4, p.208-215, 2012.

DUNST, C. J.; BRUDER, M.B.; ESPE-SHERWINDT, M. Family capacity-building in Early Childhood Intervention: Do context and setting matter? School Community Journal, Lincoln, v.24, n.1, p.37-48, 2014.

EINAV, M.; LEVI, U.; MARGALIT, M. Mother’s coping and hope in early intervention. European Journal of Special Needs Education, London, v.27, n.3, p.265-279, 2012.

ESTES, A., et al. The impact of parent-delivered intervention on parents of very young children with Autism. Journal of Autism Development Disorder, United States of America, v.44, n.2, p.353–365, 2014.

EUROPEAN AGENCY FOR DEVELOPMENT IN SPECIAL NEEDS EDUCATION (EADSNE). Intervenção precoce na infância: Análise das situações na Europa. Aspectos-chave e recomendações, Bruxelas, 2005. Disponível em: http://www.european-agency.org/. Acedido em: 20 jan. 2017

FLIPPIN, M.; WATSON, L. R. Relationships between the responsiveness of fathers and mothers and the object play skills of children with autism spectrum disorders. Journal of Early Intervention,Toledo, v.33, n.3, p.220-234, 2011.

FRANCO, V. Dimensões transdisciplinares do trabalho de equipe em intervenção precoce. Interação em Psicologia, v.11, n. 1, p. 113-121, 2007.

FREEDMAN, B. H., et al. Relationship status among parents of children with autism spectrum disorders: A population-based study. Journal of Autism and Developmental Disorders, United States of America, v.42, n.4, p.539–548, 2012.

HUME, K.; BELLINI, S.; PRATT, C. The usage and perceived outcomes of early intervention and early childhood programs for young children with autism spectrum disorder. Topics in Early Childhood Special Education, Nevada, v.25, n.4, p.195–207, 2005.

HWANG, Y-S., et al. Cultivating mind: Mindfulness interventions for children with autism spectrum disorder and problem behaviours, and their mothers. Journal of Child and Family Studies, United States of America, v.24, n.10, p.3093–3106, 2015.

JUNG, L. A. Identificar os apoios às famílias e outros recursos. In: MCWILLIAM, R. A. Trabalhar com as famílias de crianças com necessidades especiais. Porto: Porto Editora, 2012.

KARST, J. S.; VAN, H. A. M. Parent and family impact of autism spectrum disorders: A review and proposed model for intervention evaluation. Clinical Child and Family Psychology Review, United States of America, v.15, n.3, p.247-277, 2012.

KELLY, A. B., et al. Autism spectrum symptomatology in children: The impact of family and peer relationships. Journal of Abnormal Child Psychology, United States of America, v.44, n.251, p.1069–1081, 2008.

KRESAK, K. E.; GALLAGHER, P. A.; KELLEY, S. J. Grandmothers raising grandchildren with disabilities: Sources of support and family quality of life. Journal of Early Intervention, Toledo (USA), v.38, n.1, p.3–17, 2014.

LEITE, C. S. C.; PEREIRA, A. P. S. Early intervention in Portugal: Family support and benefits. British Journal of Learning Support, Tamworth (Staffordshire), v.28, n.4, p.146-153, 2013.

MALAR, G.; SREEDEVI, N.; SURESH, C. B. Caregivers’ Involvement in Early Intervention for Children with Communication Disorders, Disability, CBR & Inclusive Development, v. 24, n. 4, p. 43-56, 2014.

MANZ, P. H., et al. Preliminary development of the parent involvement in early learning scale for low-income families enrolled in a child-development-focused home visiting program. Journal of Early Intervention, Toledo (USA), v.36, n.3, p.171-191, 2014.

MARQUES, M. H.; DIXE, M. A. R. Crianças e jovens autistas: Impacto na dinâmica familiar e pessoal de seus pais. Revista de Psiquiatria Clínica, São Paulo, v.38, n.2, p.66-70, 2011.

MCCONACHIE, H.; DIGGLE, T. Parent implemented early intervention for young children with autism spectrum disorder: a systematic review, Journal of Evaluation in Clinical Practice, v.13, p. 120-129, 2007.

MEADANA, H.; STONER, J. B.; ANGELL, M. E. Review of literature related to the social, emotional, and behavioral adjustment of siblings of individuals with autism spectrum disorder. Journal of Developmental and Physical Disabilities, United States of America, v.22, n.1, p.83–100, 2010.

NOYES-GROSSER, D. N., et al. Conceptualizing child and family outcomes of early intervention services for children with ASD and their families. Journal of Early Intervention, Toledo (USA), v.35, n.4, p.332-354, 2013.

OONO, I. P.; HONEY, E. J.; MCCONACHIE, H. Parent-mediated early intervention for young children with autism spectrum disorders (ASD). Evidence-based Child Health: A Cochrane Review Journal, London, v.30, n.4, p.2380-2479, 2013.

OSBORNE, L. A., et al. Parenting stress reduces the effectiveness of early teaching interventions for autistic spectrum disorders. Journal of Autism and Developmental Disorders, United States of America, v.46, n.285, p.1092-1103, 2007.

PEREIRA, A. P.; SERRANO, A. M. Modelo centrado en la familia en contextos de vulnerabilidad de la salud mental. In: GUTIEZ, P; SÁNCHEZ, C. (Coord). Primera infancia y enfermedad mental: Proyecto Kids Strenghts. Madrid: Editorial Sanz y Torrez, SL, 2015, p. 139-165.

QUINTERO, N.; MCINTYRE, L. L. Kindergarten transition preparation: A comparison of teacher and parent practices for children with autism and other developmental disabilities. Early Childhood Education Journal, United States of America, v.38, n.6, p.411-420, 2010.

REESE, R. M., et al. Brief report: Use of interactive television in identifying autism in young children: Methodology and preliminary data. Journal of Autism and Developmental Disorder, United States of America, v.45, n.285, p.1474–1482, 2015.

REIS, H. I. S; PEREIRA, A. P; ALMEIDA, L. S. Intervención Precoz nas perturbacións do espectro do autismo em Portugal. In: CASAS, L. J. Maremagnum: Ansiedad, Acoso e Inclusión en las Personas con Autismo. Galícia: Espanha, 2014, p. 47-55.

SEARING, B. M. J.; GRAHAM, F.; GRAINGER, R. Support needs of families living with children with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorder, United States of America, v.45, n.11, p.3693–3702, 2015.

SAMEROFF, A. J. A unified theory of development: A dialectic integration of nature and nurture. Child development, v. 81, n. 1, p. 6-22, 2010.

SOLOMON, R. O Projeto Play: Um modelo de treinamento de formadores de intervenção precoce para crianças com transtorno do espectro do autismo. In: SCHIMIDT, C. (org). Autismo, educação e transdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2013, p. 201-232.

SHIVERS, C. M.; PLAVNIC, J. B. Sibling involvement in interventions for individuals with autism spectrum disorders: A systematic review. Journal of Autism and Developmental Disorder, United States of America, v. 45, n.3, p.685–696, 2015.

STONER, J. B., et al. Transitions: Perspectives from parents of young children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Journal of Developmental and Physical Disabilities, United States of America, v.19, n.1, p.23–39, 2007.

WAINER, A. L.; INGERSOLL, B. R. Increasing access to an ASD imitation intervention via a Telehealth Parent Training Program. Journal of Autism and Developmental Disorders, United States of America, v.45, n.12, p.3877-3890, 2015.

WILCOX, M. J.; WOODS, J. Participation as a basis for developing early intervention outcomes. Language, Speech, and Hearing Services in Schools, Arizona, v.42, n.3, p. 365–378, 2011.

WOODS, J. J.; BROWN, J. A. Integrating Family Capacity-Building and Child Outcomes to Support Social Communication Development in Young Children With Autism Spectrum Disorder, Top Lang Disorders, v. 31, n. 3, p. 235–246, 2011.

Downloads

Publicado

2018-03-11

Como Citar

Cossio, A. do P., Pereira, A. P. da S., & Rodriguez, R. de C. (2018). Benefícios da Intervenção Precoce para a Família de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Educação Especial, 31(60), 9–20. https://doi.org/10.5902/1984686X28331

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua