Espaços específicos e pedagógicos para a educação de alunos surdos: recorrências nos discursos da ANPEd no período de 1990 a 2010

Cinara Franco Rechico Barberena

Resumo


Os diferentes espaços da escola em que os surdos são localizados sofrem (re)configurações de nomeações, de vieses de práticas pedagógicas que, apesar de delinearem deslocamentos de ênfases, continuam a localizar um espaço especial (ou específico) para trabalhar e discutir a surdez e os sujeitos surdos. O presente trabalho analisa como os discursos que circulam na ANPEd no período de 1990 a 2010 caracterizam os espaços escolares específicos e pedagógicos  em que os alunos surdos estão inscritos. Invisto, então, em tensionar flashes da história da escola, bem como os saberes ali articulados, para problematizar a constituição dos surdos nesse e a partir desse cenário. O caminho teórico-metodológico recorre aos discursos produzidos na ANPEd no período de 1990 a 2010 que tematizam a escola e a inscrição da surdez e dos alunos surdos, sob a inspiração genealógica foucaultiana. Na análise, foi possível perceber que a escola, tanto especial quanto regular, é o grande espaço mencionado nos trabalhos para que a educação de surdos seja problematizada e é vista também como espaço de defesa da convivência surda e da língua de sinais. Contudo, as práticas, e nelas os saberes sobre os surdos, são inscritas com nuances modernas, embora a discussão sobre a diferença cultural alimentada nos trabalhos seja mobilizada por uma causa contemporânea.


Palavras-chave


educação – alunos surdos – escola

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X18819

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________