Modelos e Diretrizes para uma Educação Inclusiva: Revisão de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X16058Palavras-chave:
Inclusão escolar, Intervenção, Psicologia.Resumo
Apesar da inclusão escolar ser uma realidade na legislação brasileira, verifica-se no cotidiano das instituições de ensino regular, particulares e públicas, certa dificuldade em lidar com a adequação às demandas dos alunos especiais. Assim, o objetivo desse trabalho foi identificar pesquisas contendo diretrizes e modelos para promoção da inclusão escolar, que abarcassem a ação do psicólogo. Para tanto, realizou-se busca sistemática nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS-Psi), especificamente Lilacs, Scielo e Pepsic. Utilizando-se a palavra-chave inclusão escolar, obteve-se 390, 39 e 22 artigos, respectivamente. Como um número considerável de títulos fugia ao objetivo do trabalho, optou-se por restringir a busca com as palavras-chaves intervenção e inclusão escolar, resultando um total de 55 artigos. A partir da leitura de seus títulos e resumos, foram excluídos os trabalhos com temática em desacordo aos interesses da pesquisa (31) e em duplicidade (09), totalizando 15 artigos para análise. Como resultado verificou-se que de 2005 para cá houve uma crescente produção de trabalhos interventivos voltados para educação inclusiva, predominantemente na área da Psicologia, porém mais publicados em revistas de Educação Especial ou de Educação. Em sua maioria, dedicaram-se a um público etário de 04 a 16 anos, e as intervenções foram mais direcionadas a deficiências específicas ou não identificadas. Mas são raros os relatos de procedimentos e recomendações mais abrangentes, que sirvam de norteadores à prática nesse campo. Tais resultados sugerem lacunas na produção científica voltadas à apresentação de modelos inclusivos mais amplos, com a participação do psicólogo.
Palavras-Chave: Inclusão escolar; Intervenção; Psicologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).