Considerações sobre a terminologia alunos com necessidades educacionais especiais

Autores

  • Silmara Aparecida Lopes Universidade de Sorocaba-UNISO Localizada em Sorocaba-SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X13355

Palavras-chave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Pessoa com deficiência, Alunos com necessidades educacionais especiais

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X13355

Este artigo tem como foco principal, a análise da terminologia alunos com necessidades educacionais especiais e de uma parte do público-alvo das políticas públicas em educação especial, as pessoas com deficiência, tendo em vista que outros grupos de alunos foram a ela sendo incorporados. Neste sentido, procuraremos entender como os conceitos de normalidade/anormalidade foram sendo construídos ao longo do tempo e que questões de ordem econômica, política e social tiveram influência na educação de modo geral e na educação especial de modo mais específico. A terminologia alunos com necessidades educacionais especiais, por abranger uma multiplicidade de alunos e ser forjada como neutra e abstrata, contribuiu para escamotear os determinantes econômicos, políticos, sociais e culturais que agem na caracterização da anormalidade (que como sabemos não é algo abstrato e sim uma categoria historicamente construída pela sociedade), disfarçando as reais e precárias possibilidades educacionais oferecidas às massas populares de nosso país que continuam recebendo uma educação arbitrária, em doses homeopáticas, mas muito conveniente às classes dominantes.

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Biografia do Autor

Silmara Aparecida Lopes, Universidade de Sorocaba-UNISO Localizada em Sorocaba-SP

Mestranda em Educação pela Universidade de Sorocaba(UNISO) na linha de pesquisa:História e historiografia: políticas e práticas escolares.

Orientadora no curso de mestrado supra:Prof. Dr.ª.JANE SOARES DE ALMEIDA.

Minha pesquisa no mestrado refere-se à Educação Especial, cujo título é: A educação Especial no Estado de São Paulo: um estudo histórico(foco maior 1980-2010).

 

e mail para contato: silmaralopes2008@hotmail.com

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Publicado

2014-09-23

Como Citar

Lopes, S. A. (2014). Considerações sobre a terminologia alunos com necessidades educacionais especiais. Revista Educação Especial, 27(50), 737–750. https://doi.org/10.5902/1984686X13355

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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