Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA: contextos em ação

Liliana Maria Passerino, Maria Rosangela Bez, Rosa Maria Vicari

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X10475

O presente artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo. Nele, discutimos um aspecto importante no que se refere  à formação de professores para atuarem junto a sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não oralizados, no  seu desenvolvimento sócio-cognitivo. A partir de uma visão geral da área de conhecimento denominada de Comunicação Alternativa  discute-se sua a inserção no espaço educativo para utilização com sujeitos com TEA.  Aborda a questão da formação específica de professores  trazendo para discussão aspectos vinculados com a atual politica governamental na questão de formação de professores. Na sequencia propõe-se uma abordagem sócio-histórica e cultural deste processo, a partir de contextos de ação visando uma reorganização das relações do sujeito com o mundo, e não apenas na ampliação, complementação ou suplementação das funcionalidades de comunicação do sujeito com TEA não oralizado.  Finalmente a partir do panorama traçado apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida pelo  grupo de pesquisa TEIAS – Tecnologia na Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade da UFRGS no âmbito do projeto SCALA. São analisadas  duas propostas de formação desenvolvidas numa visão integradora que se sintetiza em três movimentos inter-relacionados: problematização do fazer enquanto a ação pedagógica; pensamento em ação; e análise critica enquanto ação reflexiva.

 

 

 


Palavras-chave


Autismo; Transtorno do espectro autista; Formação de professores; Comunicação alternativa.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X10475

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________