Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA: contextos em ação

Autores

  • Liliana Maria Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Maria Rosangela Bez Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Rosa Maria Vicari Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X10475

Palavras-chave:

Autismo, Transtorno do espectro autista, Formação de professores, Comunicação alternativa.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X10475

O presente artigo apresenta um recorte do projeto de pesquisa SCALA – Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de crianças com Autismo. Nele, discutimos um aspecto importante no que se refere  à formação de professores para atuarem junto a sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não oralizados, no  seu desenvolvimento sócio-cognitivo. A partir de uma visão geral da área de conhecimento denominada de Comunicação Alternativa  discute-se sua a inserção no espaço educativo para utilização com sujeitos com TEA.  Aborda a questão da formação específica de professores  trazendo para discussão aspectos vinculados com a atual politica governamental na questão de formação de professores. Na sequencia propõe-se uma abordagem sócio-histórica e cultural deste processo, a partir de contextos de ação visando uma reorganização das relações do sujeito com o mundo, e não apenas na ampliação, complementação ou suplementação das funcionalidades de comunicação do sujeito com TEA não oralizado.  Finalmente a partir do panorama traçado apresentam-se resultados de pesquisa desenvolvida pelo  grupo de pesquisa TEIAS – Tecnologia na Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade da UFRGS no âmbito do projeto SCALA. São analisadas  duas propostas de formação desenvolvidas numa visão integradora que se sintetiza em três movimentos inter-relacionados: problematização do fazer enquanto a ação pedagógica; pensamento em ação; e análise critica enquanto ação reflexiva.

 

 

 

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Publicado

2013-11-06

Como Citar

Passerino, L. M., Bez, M. R., & Vicari, R. M. (2013). Formação de professores em comunicação alternativa para crianças com TEA: contextos em ação. Revista Educação Especial, 26(47), 619–638. https://doi.org/10.5902/1984686X10475

Edição

Seção

Dossiê: Transtornos do Espectro do Autismo e a Educação Especial