Análise do rendimento de estudantes da área da saúde frente a uma metodologia ativa de ensino para testes de hipóteses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40424

Palavras-chave:

Ensino de Estatística, Análise de Testes, Metodologia Ativa de Ensino

Resumo

Apresenta-se uma análise do rendimento acerca do conteúdo de testes de hipóteses para a média populacional de alunos da área da saúde que participaram da metodologia ativa de ensino chamada Problem Based Learning adaptada ao contexto de ensino e amparada pela Teoria dos Campos Conceituais. Este rendimento foi comparado com o de alunos que tiveram aulas tradicionais por meio de um instrumento criado para este fim e procurou replicar questões típicas deste conteúdo. O instrumento foi aplicado a 99 estudantes de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil, pelo ambiente Moodle, presencialmente com uso dos softwares Excel e Bioestat. Os rendimentos foram analisados pela Análise Exploratória dos Dados, a Teoria Clássica dos Testes e Testes de Hipóteses e foram maiores para os alunos que não participaram do PBL. Possíveis causas são a melhor adequação do instrumento ao sistema tradicional de ensino, limitações contextuais para a aplicação da metodologia ativa sem descaracteriza-la como a baixa carga horária e a resistência a novas metodologias. Conclui-se que a diferença de rendimentos não é grande a ponto de desestimular o esforço de adaptar metodologias ativas de ensino à Bioestatística, dadas suas outras vantagens para além do rendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Fioravanti Pereira, Universidade Franciscana

Aluno do curso de doutorado em Ensino de Ciências da UBU

Aluno do curso de graduação em Estatística da UFSM

Professor de Matemática da UFN

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Estatística

Ileana Maria Greca, Universidad de Burgos

Professora na Universidad de Burgos | UBU · Departamento de Didácticas Específicas

Jesus Meneses Villagra, Universidad de Burgos

Professor na Universidad de Burgos | UBU · Departamento de Didácticas Específicas

Referências

AMRHEIN, V.; GREENLAND, S.; MCSHANE, B. Scientists rise up against statistical significance. Nature, v. 567, n. 7748, p. 305–307, 20 mar. 2019.

BATANERO, C.; ESTEPA, A.; GODINO, J. D. Análisis Exploratorio de Datos: Sus Posibilidades en la Enseñanza Secundaria. Suma, v. 9, p. 25–31, 1991.

BEHRENS, J. T. Principles and Procedures of Exploratory Data Analysis. Psychological Methods, v. 2, n. 2, p. 131–160, 1997.

BORGATTO, A. F.; ANDRADE, D. F. DE. Análise clássica de testes com diferentes graus de dificuldade. Estudos em Avaliação Educacional, v. 23, n. 52, p. 146, 30 ago. 2012.

COHEN, H. W. P Values: Use and Misuse in Medical Literature. American Journal of Hypertension, v. 24, n. 1, p. 18–23, 1 jan. 2011.

CRONBACH, L. J. Coefficient Alpha And The Internal Structure Of Tests. PSYCHOMETRIKA, v. 16, n. 3, p. 297–334, 1951.

ESTATCAMP. Estimação não paramétrica de densidades: método do núcleo - Análise de Capacidade. Disponível em: http://www.portalaction.com.br/analise-de-capacidade/431-estimacao-nao-parametrica-de-densidades-metodo-do-nucleo. Acesso em: 25 set. 2019.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa/Antonio Carlos Gil. 3a ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MAROCO, J.; GARCIA-MARQUES, T. Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, v. 4, n. 1, p. 65–90, 2006.

MOREIRA, M. A. A Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, O Ensino de Ciências e a Pesquisa nesta Área. Investigações em Ensino de Ciências, n. 1, p. 7–29, 2002.

ORANGE DATA MINING. Distributions. Disponível em: https://docs.biolab.si//3/visual-programming/widgets/visualize/distributions.html. Acesso em: 26 set. 2019.

PANAGIOTAKOS, D. B. Value of p-value in biomedical research. The open cardiovascular medicine journal, v. 2, p. 97–9, 2008.

PEREIRA, R. F.; GRECA, I. M..; VILLAGRA, J. A. M. Caminhos do ensino de estatística para a área da saúde. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, v. 22, n. 1, p. 67–96, 31 mar. 2019.

POST, W. J.; VAN DUIJN, M. A. J. Teaching Hypothesis Testing: a Necessary Challenge. The 9th International Conference on Teaching Statistics. 2014.

SOARES, J. A. R.; AMORIM, A. F.; SILVA, C. R. DA. Avaliação Educacional em Larga Escala e Algumas Considerações Sobre a TCT e a TRI. Revista Ciências Exatas e Naturais, v. 20, n. 1, p. 119–125, 2018.

TUKEY, J. W. Exploratory Data Analysis. [s.l.] Addison-Wesley, 1977.

WASSERSTEIN, R. L.; LAZAR, N. A. The ASA’s Statement on p-Values: Context, Process, and Purpose. The American Statistician, 2016.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Pereira, R. F., Moreira Junior, F. de J., Greca, I. M., & Villagra, J. M. (2020). Análise do rendimento de estudantes da área da saúde frente a uma metodologia ativa de ensino para testes de hipóteses. Ciência E Natura, 42, e50. https://doi.org/10.5902/2179460X40424

Edição

Seção

10 anos estatística- Bacharelado

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>