Análise do rendimento de estudantes da área da saúde frente a uma metodologia ativa de ensino para testes de hipóteses
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40424Palavras-chave:
Ensino de Estatística, Análise de Testes, Metodologia Ativa de EnsinoResumo
Apresenta-se uma análise do rendimento acerca do conteúdo de testes de hipóteses para a média populacional de alunos da área da saúde que participaram da metodologia ativa de ensino chamada Problem Based Learning adaptada ao contexto de ensino e amparada pela Teoria dos Campos Conceituais. Este rendimento foi comparado com o de alunos que tiveram aulas tradicionais por meio de um instrumento criado para este fim e procurou replicar questões típicas deste conteúdo. O instrumento foi aplicado a 99 estudantes de uma instituição de ensino superior do sul do Brasil, pelo ambiente Moodle, presencialmente com uso dos softwares Excel e Bioestat. Os rendimentos foram analisados pela Análise Exploratória dos Dados, a Teoria Clássica dos Testes e Testes de Hipóteses e foram maiores para os alunos que não participaram do PBL. Possíveis causas são a melhor adequação do instrumento ao sistema tradicional de ensino, limitações contextuais para a aplicação da metodologia ativa sem descaracteriza-la como a baixa carga horária e a resistência a novas metodologias. Conclui-se que a diferença de rendimentos não é grande a ponto de desestimular o esforço de adaptar metodologias ativas de ensino à Bioestatística, dadas suas outras vantagens para além do rendimento.
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