Características motivacionais no trabalho bancário: um estudo a partir da aplicação do sistema LEMO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X39990Palavras-chave:
Motivação, Organização bancária, Levantamento de Estilos MotivacionaisResumo
Este estudo teve como objetivo analisar os estilos de motivação predominantes em uma organização bancária, neste estudo denominada figurativamente de Banco Beta. Para isso, buscou-se descrever o perfil social dos entrevistados e analisar os níveis de satisfação e insatisfação dos funcionários e elucidar os estilos de motivação predominantes na organização. Na coleta de dados primários, aplicou-se o Levantamento dos Estilos Motivacionais (LEMO), questionário com perguntas de múltipla escolha, possuindo 36 questões fechadas. A partir das análises baseadas na estatística descritiva das informações pode-se concluir que os estilos de orientação motivacional que mais predominaram nos funcionários do Banco Beta foram os estilos ligados à ação e à manutenção e, com menor intensidade de preponderância, os estilos de motivação orientados à participação e à conciliação.
Downloads
Referências
ABREU ARP, SORJ B. O emprego feminino no setor bancário. Inovações tecnológicas e práticas de estabilização. In: LAVINAS L, LEÓN F. (Org). Políticas Sociales. Santiago de Chile: CEPAL, 2002.
AHAMMAD MF, LEE SM, MALUL M, SHOHAM A. Behavioral Ambidexterity: The Impact of Incentive Schemes on Productivity, Motivation, and Performance of Employees in Commercial Banks. Human Resource Management, v. 54, n. 1, p. 45-62, 2017.
ATKINS S, KATCHER A. Life orientations survey. Beverly Hills, CA: LIFO Associates, 1971.
BERGAMINI CW. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo, Atlas, 1997.
BORTOLOZO A, SANTANA DD. Qualidade de vida no trabalho: os fatores que melhoram a qualidade de vida no trabalho. In: Simpósio Nacional de Iniciação Científica. I, 2008. Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: UNIFIL, 2011.
CENCI, CMB. Sofrimento psíquico no trabalho bancário. 1.ed. Passo Fundo, 2001.
CUNICO SL. A motivação dos funcionários do Banco do Brasil: um olhar sobre a agência de Guarapuava/PR. 36. 2007. Monografia (Especialização em negócios Financeiros) – Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Curitiba, 2007.
FERNANDES A, CAETANO A. Gestão de Recursos Humanos: contextos, processos e técnicas. Lisboa: Editora RH, 2000.
FONSECA JJS. da. Metodologia da pesquisa científica. Ceará: Universidade Estadual do Ceará, 2002.
MALABARBA MB. Motivação no setor bancário: um estudo dos funcionários do banco de Lage Landen Brasil. 65. 2015. Monografia (Bacharelado em Administração) – Departamento de Ciências Administrativas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2015.
MAXIMIANO ACA. Introdução a administração. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
NASCIMENTO, RSGF. Rorschach Compreensive Systen data for a sample of 409 adult nonpatients from Brazil. Journal of Personality Assessment, v. 89, n. 1, p. 35-41, 2007.
RESENDE S, MENDES, AM. A sobrevivência como estratégia para suportar o sofrimento no trabalho bancário. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 151-175, 2004.
ROBBINS SP, JUDGE TA, SOBRAL F. Comportamento Organizacional - teoria e prática no contexto brasileiro. 14ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
SAMPAIO JR. Voluntários: um estudo sobre a motivação de pessoas e cultura em uma organização do terceiro setor. 65. 2004. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2004.
SILVA Jr NA. Satisfação no trabalho: um estudo entre os funcionários dos hotéis de João Pessoa. Psico-USF (Impr.), Itatiba, v. 6, n. 1, p. 47-57, 2001.
SILVA PS. Motivação – a realidade do funcionalismo do Banco do Brasil em Santa Cruz do Sul (RS). 78. 2007. Dissertação (Pós-Graduação em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, 2007.
SILVA WR, RODRIGUES, CMC. Motivação nas organizações. São Paulo, Atlas, 2007.
TAVARES MSRA. Motivação e desempenho dos funcionários da Administração Pública Cabo-Verdiana Actual. 2002. 2010. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade Aberta Lisboa (UAB), Lisboa, 2010.
TEIXEIRA EB, ZAMBERLAN L, RASIA PC. Pesquisa em Administração. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.
VERGARA SC. Gestão de pessoas. 5.ed. São Paulo, Atlas, 2006.
______. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
YIN RK. Estudo de caso – planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman. 2001.
ZACCA CN. Motivação no Emprego Público: um estudo de caso numa empresa pública do setor bancário. 50. 2011. Monografia (Pós-graduação em Administração Pública Contemporânea) – Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.