Características motivacionais no trabalho bancário: um estudo a partir da aplicação do sistema LEMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X39990

Palavras-chave:

Motivação, Organização bancária, Levantamento de Estilos Motivacionais

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os estilos de motivação predominantes em uma organização bancária, neste estudo denominada figurativamente de Banco Beta. Para isso, buscou-se descrever o perfil social dos entrevistados e analisar os níveis de satisfação e insatisfação dos funcionários e elucidar os estilos de motivação predominantes na organização. Na coleta de dados primários, aplicou-se o Levantamento dos Estilos Motivacionais (LEMO), questionário com perguntas de múltipla escolha, possuindo 36 questões fechadas. A partir das análises baseadas na estatística descritiva das informações pode-se concluir que os estilos de orientação motivacional que mais predominaram nos funcionários do Banco Beta foram os estilos ligados à ação e à manutenção e, com menor intensidade de preponderância, os estilos de motivação orientados à participação e à conciliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Alberti, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na área de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional e discente no curso de Bacharelado em Estatística da UFSM.

Felipe Cavalheiro Zaluski, Universidade de Ijuí

Mestrando em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Lilian Cristina dos Santos Milani, Universidade de Passo Fundo

Graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Engenharia da Produção pela universidade Federal de Santa Catariana. Professor da Graduação em Estatística na Universidade Federal de Santa Maria. 

Referências

ABREU ARP, SORJ B. O emprego feminino no setor bancário. Inovações tecnológicas e práticas de estabilização. In: LAVINAS L, LEÓN F. (Org). Políticas Sociales. Santiago de Chile: CEPAL, 2002.

AHAMMAD MF, LEE SM, MALUL M, SHOHAM A. Behavioral Ambidexterity: The Impact of Incentive Schemes on Productivity, Motivation, and Performance of Employees in Commercial Banks. Human Resource Management, v. 54, n. 1, p. 45-62, 2017.

ATKINS S, KATCHER A. Life orientations survey. Beverly Hills, CA: LIFO Associates, 1971.

BERGAMINI CW. Motivação nas organizações. 4. ed. São Paulo, Atlas, 1997.

BORTOLOZO A, SANTANA DD. Qualidade de vida no trabalho: os fatores que melhoram a qualidade de vida no trabalho. In: Simpósio Nacional de Iniciação Científica. I, 2008. Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: UNIFIL, 2011.

CENCI, CMB. Sofrimento psíquico no trabalho bancário. 1.ed. Passo Fundo, 2001.

CUNICO SL. A motivação dos funcionários do Banco do Brasil: um olhar sobre a agência de Guarapuava/PR. 36. 2007. Monografia (Especialização em negócios Financeiros) – Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Curitiba, 2007.

FERNANDES A, CAETANO A. Gestão de Recursos Humanos: contextos, processos e técnicas. Lisboa: Editora RH, 2000.

FONSECA JJS. da. Metodologia da pesquisa científica. Ceará: Universidade Estadual do Ceará, 2002.

MALABARBA MB. Motivação no setor bancário: um estudo dos funcionários do banco de Lage Landen Brasil. 65. 2015. Monografia (Bacharelado em Administração) – Departamento de Ciências Administrativas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2015.

MAXIMIANO ACA. Introdução a administração. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

NASCIMENTO, RSGF. Rorschach Compreensive Systen data for a sample of 409 adult nonpatients from Brazil. Journal of Personality Assessment, v. 89, n. 1, p. 35-41, 2007.

RESENDE S, MENDES, AM. A sobrevivência como estratégia para suportar o sofrimento no trabalho bancário. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 151-175, 2004.

ROBBINS SP, JUDGE TA, SOBRAL F. Comportamento Organizacional - teoria e prática no contexto brasileiro. 14ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SAMPAIO JR. Voluntários: um estudo sobre a motivação de pessoas e cultura em uma organização do terceiro setor. 65. 2004. Tese (Doutorado em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2004.

SILVA Jr NA. Satisfação no trabalho: um estudo entre os funcionários dos hotéis de João Pessoa. Psico-USF (Impr.), Itatiba, v. 6, n. 1, p. 47-57, 2001.

SILVA PS. Motivação – a realidade do funcionalismo do Banco do Brasil em Santa Cruz do Sul (RS). 78. 2007. Dissertação (Pós-Graduação em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, 2007.

SILVA WR, RODRIGUES, CMC. Motivação nas organizações. São Paulo, Atlas, 2007.

TAVARES MSRA. Motivação e desempenho dos funcionários da Administração Pública Cabo-Verdiana Actual. 2002. 2010. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade Aberta Lisboa (UAB), Lisboa, 2010.

TEIXEIRA EB, ZAMBERLAN L, RASIA PC. Pesquisa em Administração. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

VERGARA SC. Gestão de pessoas. 5.ed. São Paulo, Atlas, 2006.

______. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

YIN RK. Estudo de caso – planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman. 2001.

ZACCA CN. Motivação no Emprego Público: um estudo de caso numa empresa pública do setor bancário. 50. 2011. Monografia (Pós-graduação em Administração Pública Contemporânea) – Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2011.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Alberti, R., Zaluski, F. C., Milani, L. C. dos S., & Moreira Junior, F. de J. (2020). Características motivacionais no trabalho bancário: um estudo a partir da aplicação do sistema LEMO. Ciência E Natura, 42, e52. https://doi.org/10.5902/2179460X39990

Edição

Seção

10 anos estatística- Bacharelado

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>