Utilização da Teoria da Resposta ao Item na Análise do Instrumento da Autoavaliação Institucional na Pós-graduação da UFSM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X39777

Palavras-chave:

da Resposta ao Item Autoavaliação Institucional. Avaliação da Qualidade do Instrumento.

Resumo

O objetivo desse trabalho é avaliar a qualidade dos itens do instrumento da Autoavaliação Institucional aplicado aos discentes dos Cursos de Pós-Graduação de todos os Campi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no período de 26 de Setembro a 31 de Outubro de 2016. Para a análise do instrumento utilizou-se a Teoria da Resposta ao Item (TRI), por meio do Modelo Logístico Unidimesional de dois Parâmetros (MLU2P). O estudo mostrou que todos os itens desse instrumento  são adequados e consistentes, pois apresentam bom poder discriminatório e se posicionam dentro do intervalo esperado de variação. Percebeu-se que os itens que compõem esse instrumento são, em geral, fáceis de serem bem avaliados, segundo os resultados obtidos. Foi possível criar uma escala interpretável de medida com três níveis distintos. Concluiu-se que o instrumento utilizado é adequado para estimar os discentes que avaliam bem ou de forma razoável a instituição, porém o instrumento não consegue estimar com precisão os discentes que avaliam muito bem ou muito mal a instituição.  

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Biografia do Autor

Fernando De Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento da Estatística; 

Área: ESTATÍSTICA 

Angela Pellegrin Ansuj, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento da Estatística; 

Área: ESTATÍSTICA 

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Gouveia, N., Moreira Junior, F. D. J., & Ansuj, A. P. (2020). Utilização da Teoria da Resposta ao Item na Análise do Instrumento da Autoavaliação Institucional na Pós-graduação da UFSM. Ciência E Natura, 42, e8. https://doi.org/10.5902/2179460X39777

Edição

Seção

30 anos estatística- Especialização

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