Utilização da Teoria da Resposta ao Item na Análise do Instrumento da Autoavaliação Institucional na Pós-graduação da UFSM
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X39777Palavras-chave:
da Resposta ao Item Autoavaliação Institucional. Avaliação da Qualidade do Instrumento.Resumo
O objetivo desse trabalho é avaliar a qualidade dos itens do instrumento da Autoavaliação Institucional aplicado aos discentes dos Cursos de Pós-Graduação de todos os Campi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no período de 26 de Setembro a 31 de Outubro de 2016. Para a análise do instrumento utilizou-se a Teoria da Resposta ao Item (TRI), por meio do Modelo Logístico Unidimesional de dois Parâmetros (MLU2P). O estudo mostrou que todos os itens desse instrumento são adequados e consistentes, pois apresentam bom poder discriminatório e se posicionam dentro do intervalo esperado de variação. Percebeu-se que os itens que compõem esse instrumento são, em geral, fáceis de serem bem avaliados, segundo os resultados obtidos. Foi possível criar uma escala interpretável de medida com três níveis distintos. Concluiu-se que o instrumento utilizado é adequado para estimar os discentes que avaliam bem ou de forma razoável a instituição, porém o instrumento não consegue estimar com precisão os discentes que avaliam muito bem ou muito mal a instituição.
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