O uso de geometria dinâmica e da investigação matemática na validação de propriedades geométricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X33752

Palavras-chave:

Geometria, Investigação matemática, Geometria dinâmica

Resumo

Este artigo apresenta uma atividade sobre Geometria Espacial de posição usando o software GeoGebra, fundamentada na Investigação Matemática. A Geometria Dinâmica, através de softwares, torna-se uma ferramenta para a formação de uma imagem mental dos objetos abstratos e motivação para introduzir a ideia de justificar suas propriedades estudadas por meio de argumentos exteriores ao software. Aliada a Geometria Dinâmica, a Investigação Matemática norteia os possíveis caminhos para a construção de conjecturas e justificativas e enfatiza que, conjecturar e procurar propriedades são tão importantes quanto demonstrá-las, já que mostra a Matemática como um conhecimento em construção e favorece a evolução cognitiva da relação entre percepção e abstração. A atividade foi aplicada e observou-se que, a partir dela, o aluno consegue formular conjecturas e desenvolver habilidades de argumentação lógica e formal que são essenciais para construir entes geométricos a partir de suas propriedades.

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Biografia do Autor

Lucas de Souza Barbosa, Escola Estadual de Educação Básica Osmar da Rocha Grafulha, Pelotas, RS

Professor na Escola Estadual de Educação Básica Osmar da Rocha Grafulha, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, RS

Professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande - FURG,  Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Cristiana Andrade Poffal, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, RS

 Professora Associada (nível I) da Universidade Federal de Rio Grande

 

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Publicado

2019-07-16

Como Citar

Barbosa, L. de S., Meneghetti, C. M. S., & Poffal, C. A. (2019). O uso de geometria dinâmica e da investigação matemática na validação de propriedades geométricas. Ciência E Natura, 41, e12. https://doi.org/10.5902/2179460X33752

Edição

Seção

Ensino

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