Gráfico de Função polinomial: Uma Discussão Sobre Dificuldades dos Alunos no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X23191Keywords:
Representação gráfica, função polinomial, erros frequentes.Abstract
Este artigo apresenta e discute dificuldades de alunos do primeiro ano de cursos de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no que diz respeito à leitura e compreensão de um gráfico de uma função polinomial. A partir deum estudo qualitativo dos dados obtidos e das atividades propostas, pretende-se identificar algumas lacunas na aprendizagem e analisar a falta de domínio dos conteúdos envolvidos. Muitas vezes, os alunos não estão aptos e não avançam nas disciplinas da graduação, pois não possuem os pré-requisitos necessários para dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. Através de um teste de sondagem, foi possível investigar alguns conhecimentos matemáticos prévios e as principais dúvidas dos alunos. Os resultados deste trabalho permitem traçar uma estratégia inicial para dar continuidade e complementar a formação básica do aluno. Portanto, propõem-se atividades utilizando o software GeoGebra para trabalhar os conceitos envolvidos e auxiliar na transição do Ensino Médio para o Ensino Superior. Ao final, ainda discute-se a aplicação de uma das atividades propostas em uma turma.
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