Estudo da Circunferência no Ensino Médio: Sugestões de Atividades com a Utilização do Software Geogebra

Autores

  • Débora de Oliveira Bastos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande
  • Cristiana Andrade Poffal
  • Cinthya Schneider Meneghetti

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14252

Palavras-chave:

Geometria Analítica, circunferência, círculo, Ensino Médio, GeoGebra.

Resumo

Este artigo propõe quatro atividades acerca do estudo da circunferência para alunos do Ensino Médio. Todas as atividadespropostas utilizam o software gratuito de geometria dinâmica GeoGebra como ferramenta de aprendizagem. As atividadessugeridas têm como objetivo lecionar, através de roteiros de instruções, os conteúdos: equações da circunferência (reduzida egeral), análise da equação completa do 2o grau a duas variáveis, a posição relativa entre ponto e circunferência e a posição relativaentre reta e circunferência. Mostraremos também uma análise das atividades que embasaram a proposta desse trabalho quandoaplicadas em três turmas de terceiro ano do Ensino Técnico integrado ao Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora de Oliveira Bastos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande

Professora Mestre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Rio Grande em exercício desde 2005 quando a instituição era vinculado à Universidade Federal do Rio Grande (FURG) quando Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Álquati. Área de Matemática.

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Bastos, D. de O., Poffal, C. A., & Meneghetti, C. S. (2015). Estudo da Circunferência no Ensino Médio: Sugestões de Atividades com a Utilização do Software Geogebra. Ciência E Natura, 37, 123–142. https://doi.org/10.5902/2179460X14252

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)