Modelo de dispersão de poluentes em aterros sanitários pela técnica GILTT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X74925

Palavras-chave:

Aterros sanitários, Dispersão de poluentes, GILTT, Meio poroso, Modelagem matemática

Resumo

A expansão dos centros urbanos acarreta no aumento da geração de resíduos sólidos urbanos (RSU). Desta forma, devido a exorbitante quantidade de RSU produzida anualmente, torna-se necessários estudos acerca da forma de disposição destes resíduos, a fim que sejam destinados de forma adequada, em razão da segurança ambiental e redução de riscos à saúde humana. Logo, a modelagem matemática é uma ferramenta essencial no estudo acerca da dispersão de poluentes no meio poroso, neste caso, em relação a forma como o lençol freático pode ser atingido por estes poluentes. Assim, este trabalho pretende realizar um estudo de um modelo bidimensional da dispersão de poluentes em aterros sanitários, considerando a equação governante na forma adimensional. No problema em estudo é considerado um vazamento contínuo e uniforme de uma célula de armazenamento de RSU. O modelo adotado é resolvido pelo método da Generalized Integral Laplace Transform Technique (GILTT), cuja solução obtida é analítica, exceto pelo erro de truncamento na série infinita. Os resultados obtidos mostram que o método proposto é eficaz com as características físicas do problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Konradt, Universidade Federal de Pelotas

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática.

Igor da Cunha Furtado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Departamento de Matemática, Professo do ensino básico.

Régis Sperotto de Quadros, Universidade Federal de Pelotas

Instituto de Física e Matemática, Departamento de Matemática e Estatística, Professor do Magistério Superior.

Daniela Buske, Universidade Federal de Pelotas

Instituto de Física e Matemática, Departamento de Matemática e Estatística, Professor do Magistério Superior.

Guilherme Jahnecke Weymar, Federal University of Pelotas

Instituto de Física e Matemática, Departamento de Matemática e Estatística, Professor do Magistério Superior.

Referências

ABRELPE (2019). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE, São Paulo. Retrieved from https://abrelpe.org.br/download-panorama-2018-2019/.

ABRELPE (2020). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE, São Paulo. Retrieved from https://abrelpe.org.br/panorama-2020/.

ABRELPE (2021). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2021. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE, São Paulo. Retrieved from https://abrelpe.org.br/panorama2021/.

Albuquerque, F. A. (2018). Estudo da propagação de contaminante em aterros sanitários via GITT. PhD Thesis, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Paraíba. Retrieved from https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16762?locale=pt_BR.

Bassanezi, R. C. (2002). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Editora Contexto.

CONDER (2017). Manual de Operação de Aterros Sanitários. Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER, Bahia. Retrieved from https://cooperativadereciclagem.files.wordpress.com/2010/06/manual_aterro_sanitario.pdf.

Hahn, D. W., Özisik, M. N. (1993). Heat conduction (3rd ed). John Wiley & Sons.

Downloads

Publicado

2023-12-01

Como Citar

Konradt, J., Furtado, I. da C., Quadros, R. S. de, Buske, D., & Weymar, G. J. (2023). Modelo de dispersão de poluentes em aterros sanitários pela técnica GILTT. Ciência E Natura, 45(esp. 3), e74925. https://doi.org/10.5902/2179460X74925

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.