Modelo de dispersão de poluentes em aterros sanitários pela técnica GILTT
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X74925Palavras-chave:
Aterros sanitários, Dispersão de poluentes, GILTT, Meio poroso, Modelagem matemáticaResumo
A expansão dos centros urbanos acarreta no aumento da geração de resíduos sólidos urbanos (RSU). Desta forma, devido a exorbitante quantidade de RSU produzida anualmente, torna-se necessários estudos acerca da forma de disposição destes resíduos, a fim que sejam destinados de forma adequada, em razão da segurança ambiental e redução de riscos à saúde humana. Logo, a modelagem matemática é uma ferramenta essencial no estudo acerca da dispersão de poluentes no meio poroso, neste caso, em relação a forma como o lençol freático pode ser atingido por estes poluentes. Assim, este trabalho pretende realizar um estudo de um modelo bidimensional da dispersão de poluentes em aterros sanitários, considerando a equação governante na forma adimensional. No problema em estudo é considerado um vazamento contínuo e uniforme de uma célula de armazenamento de RSU. O modelo adotado é resolvido pelo método da Generalized Integral Laplace Transform Technique (GILTT), cuja solução obtida é analítica, exceto pelo erro de truncamento na série infinita. Os resultados obtidos mostram que o método proposto é eficaz com as características físicas do problema.
Downloads
Referências
ABRELPE (2019). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE, São Paulo. Retrieved from https://abrelpe.org.br/download-panorama-2018-2019/.
ABRELPE (2020). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE, São Paulo. Retrieved from https://abrelpe.org.br/panorama-2020/.
ABRELPE (2021). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2021. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE, São Paulo. Retrieved from https://abrelpe.org.br/panorama2021/.
Albuquerque, F. A. (2018). Estudo da propagação de contaminante em aterros sanitários via GITT. PhD Thesis, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Paraíba. Retrieved from https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16762?locale=pt_BR.
Bassanezi, R. C. (2002). Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Editora Contexto.
CONDER (2017). Manual de Operação de Aterros Sanitários. Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER, Bahia. Retrieved from https://cooperativadereciclagem.files.wordpress.com/2010/06/manual_aterro_sanitario.pdf.
Hahn, D. W., Özisik, M. N. (1993). Heat conduction (3rd ed). John Wiley & Sons.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ciência e Natura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.

