Análise da influência do coeficiente de retardamento do solo na dispersão de poluentes em aterros sanit´ários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X87205

Palavras-chave:

Aterros sanit´arios, Dispers˜ao de poluentes, Fator de retardamento, GILTT, Modelagem matemática

Resumo

O aumento no consumo de produtos descartáveis, a utilização excessiva de embalagens e a presença de bens programados para rápida obsolescência são fatores que têm diretamente impulsionado o crescimento da produção de resíduos sólidos urbanos (RSU). Quando esses resíduos não são tratados de forma adequada, seus impactos negativos no meio ambiente se tornam evidentes, incluindo a contaminação do solo e dos recursos hídricos. Desta forma, o presente trabalho apresenta um estudo de um modelo bidimensional da dispersão de poluentes em aterros sanitários, considerando a equação governante na forma adimensional. O problema em estudo tem como hipótese o vazamento contínuo e uniforme de uma célula de armazenamento de RSU. O modelo adotado é resolvido pelo método da Generalized Integral Laplace Transform Technique (GILTT), cuja solução obtida é analítica, exceto pelo erro de truncamento na série infinita. Os resultados obtidos mostram que o método proposto é eficaz para reproduzir as características físicas do problema e quando comparado com outros resultados disponíveis na literatura, destacando a influência do parâmetro fator de retardamento no estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Konradt, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda na linha de Fenômenos de Transporte no Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas.

Igor da Cunha Furtado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Atualmente professor de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Doutor e Mestre em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas. Tem interesse na área de física matemática, dedicou a formação acadêmica a modelagem da dispersão de poluentes e problemas de infiltração em meios porosos não saturados.

Régis Sperotto de Quadros, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2000), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), doutorado em Matemática Aplicada realizado na Technische Universität Darmstadt em Darmstadt na Alemanha (2009) e Pos-doutorado em Energia Nuclear pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica e Otimização. Atualmente é professor associado do Departamento de Matemática e Estatística na Universidade Federal de Pelotas. Na página do laboratório GDISPEN estão descritas algumas das pesquisas que têm sido desenvolvidas pelo pesquisador e equipe do grupo de pesquisa: https://wp.ufpel.edu.br/fentransporte/ 

Daniela Buske, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) , mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004;2008) na área de Fenômenos de Transporte / Dispersão de Poluentes e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) na área de Engenharia Nuclear. Realizou estágio de doutorado na Itália no "Istituto Di Scienze Dell'atmosfera e Del Clima Di Bologna", ISAC/CNR de Bologna. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Participa do PPG em Modelagem Matemática e do PPG em Ciências Ambientais da UFPel. Tem experiência na área de Geociências e Matemática Aplicada, com ênfase em Matemática Aplicada / Física da Atmosfera / Fenômenos de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: dispersão de poluentes, modelagem matemática, física da camada limite atmosférica, poluição do ar, soluções analíticas/semi-analíticas, transformadas integrais, transferência de calor e massa. Na página do laboratório GDISPEN estão descritas algumas das pesquisas que têm sido desenvolvidas pela pesquisadora e equipe do grupo de pesquisa: https://wp.ufpel.edu.br/fentransporte/ 

Guilherme Jahnecke Weymar, Universidade Federal de Pelotas

Atualmente é professor do Magistério Superior da Universidade Federal de Pelotas. Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas. Participa do Programa de Pós Graduação em Modelagem Matemática da Universidade Federal de Pelotas. E tem interesse na área de física matemática, estudando a modelagem da dispersão de poluentes. 

Referências

ABRELPE (2022). Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2022. Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE, São Paulo, URL https://abrelpe.org.br/download-panorama-2022/.

Albuquerque, F. A. (2018). Estudo da propagação de contaminante em aterros sanitários via GITT. PhD Thesis, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil, URL https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16762?locale=pt_BR.

Buske, D. (2008). Solução giltt bidimensional em geometria cartesiana: Simulação da dispersão de poluentes na atmosfera. Tese (doutorado), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

CONDER (2017). Manual de Operação de Aterros Sanitários. https://cooperativadereciclagem.files.wordpress.com/2010/06/manual_aterro_sanitario.pdf.

Hahn, D. W., Özisik, M. N. (1993). Heat conduction. John Wiley & Sons, Nova Jersey.

Lange, L. C., Simões, G. F., A., F. C. F., G., C. H. M. (2002). Estudo do transporte de contaminantes em meios porosos aplicado a aterros de disposição de resíduos sólidos urbanos. Alternativas para disposição de resíduos sólidos urbanos para pequenas comunidades: coletânea de trabalhos técnicos, pp. 85–92.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Konradt, J., Furtado, I. da C., Quadros, R. S. de, Buske, D., & Weymar, G. J. (2024). Análise da influência do coeficiente de retardamento do solo na dispersão de poluentes em aterros sanit´ários. Ciência E Natura, 46(esp. 1), e87205. https://doi.org/10.5902/2179460X87205

Edição

Seção

I Simpósio Brasileiro de Processos Oxidativos Avançados 

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.