Análise discriminante aplicada no estudo dos escores de classificação do concurso vestibular 2007 na UFSM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40384

Keywords:

Discriminação, Índice Discriminante, Funções de Classificação, Processo Seletivo

Abstract

O objetivo deste artigo é avaliar o grau de discriminação entre três grupos de candidatos ao Concurso Vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): não selecionados, selecionados e classificados, dos cursos de Medicina, Direito e Música por meio da Análise Discriminante. O poder de discriminação entre os candidatos pode ser entendido como um índice, o qual é o valor da função discriminante calculado para cada candidato, baseado em suas notas de provas objetivas e redação. A partir dessas notas, foram obtidas duas funções discriminantes e três funções de classificação para os três grupos (não-selecionados, selecionados e classificados), e uma função discriminante e duas funções de classificação para dois grupos (selecionados e classificados). O valor da função de classificação determina a alocação do candidato em uma das três possíveis classes. Conclui-se que a Análise Discriminante possui grande capacidade de discriminação quando os grupos são compostos por amostras de proporções grandes e medianas em relação ao número de parâmetros estimados. 

Downloads

Author Biography

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM.
Formação: Graduação em Estatística (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).

References

ANHAIA BCD, MORCHE B. Acesso e eqüidade na educação superior: formas de ingresso. In: Livro de resumos do Salão de Iniciação Científica; 2007; Porto Alegre, Brasil.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação - Conselho Pleno. Parecer n. CP 98/99, aprovado em 06 de julho de 1999. Regulamentação de Processo Seletivo para acesso a Cursos de graduação de Universidades, Centros Universitários e Instituições Isoladas de Ensino Superior. Brasília: Conselho Nacional de Educação;1999. HAIR JF, ANDERSON RE, TATHAM RL, BLACK WC. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SANTOS OJS, MILIONI AZ. Composição de especialistas para classificação de dados. Inv. Op. 2005, 25(1) 105-121.

SCHLICHTING AM, SOARES DHP, BIANCHETTI L. Vestibular seriado - análise de uma experiência em Santa Catarina. Biologia & Sociedade 2004; 16(2):114-26.

TEIXEIRA LL. O uso de técnica de estatística multivariada no prognóstico de desistência de alunos em IES privados: um estudo de caso na cidade de Foz do Iguaçu-PR Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia e Setor de Ciências Exatas, Programa de pós-graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2006.

Published

2020-12-29

How to Cite

Calil, P. R. M., Moraes, D. A. de O., Müller, I., Moreira Junior, F. de J., & Ansuj, A. P. (2020). Análise discriminante aplicada no estudo dos escores de classificação do concurso vestibular 2007 na UFSM. Ciência E Natura, 42, e14. https://doi.org/10.5902/2179460X40384

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>