Análise discriminante aplicada no estudo dos escores de classificação do concurso vestibular 2007 na UFSM
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X40384Palavras-chave:
Discriminação, Índice Discriminante, Funções de Classificação, Processo SeletivoResumo
O objetivo deste artigo é avaliar o grau de discriminação entre três grupos de candidatos ao Concurso Vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): não selecionados, selecionados e classificados, dos cursos de Medicina, Direito e Música por meio da Análise Discriminante. O poder de discriminação entre os candidatos pode ser entendido como um índice, o qual é o valor da função discriminante calculado para cada candidato, baseado em suas notas de provas objetivas e redação. A partir dessas notas, foram obtidas duas funções discriminantes e três funções de classificação para os três grupos (não-selecionados, selecionados e classificados), e uma função discriminante e duas funções de classificação para dois grupos (selecionados e classificados). O valor da função de classificação determina a alocação do candidato em uma das três possíveis classes. Conclui-se que a Análise Discriminante possui grande capacidade de discriminação quando os grupos são compostos por amostras de proporções grandes e medianas em relação ao número de parâmetros estimados.Downloads
Referências
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