Análise discriminante aplicada no estudo dos escores de classificação do concurso vestibular 2007 na UFSM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40384

Palavras-chave:

Discriminação, Índice Discriminante, Funções de Classificação, Processo Seletivo

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o grau de discriminação entre três grupos de candidatos ao Concurso Vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): não selecionados, selecionados e classificados, dos cursos de Medicina, Direito e Música por meio da Análise Discriminante. O poder de discriminação entre os candidatos pode ser entendido como um índice, o qual é o valor da função discriminante calculado para cada candidato, baseado em suas notas de provas objetivas e redação. A partir dessas notas, foram obtidas duas funções discriminantes e três funções de classificação para os três grupos (não-selecionados, selecionados e classificados), e uma função discriminante e duas funções de classificação para dois grupos (selecionados e classificados). O valor da função de classificação determina a alocação do candidato em uma das três possíveis classes. Conclui-se que a Análise Discriminante possui grande capacidade de discriminação quando os grupos são compostos por amostras de proporções grandes e medianas em relação ao número de parâmetros estimados. 

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Biografia do Autor

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM.
Formação: Graduação em Estatística (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).

Referências

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

Calil, P. R. M., Moraes, D. A. de O., Müller, I., Moreira Junior, F. de J., & Ansuj, A. P. (2020). Análise discriminante aplicada no estudo dos escores de classificação do concurso vestibular 2007 na UFSM. Ciência E Natura, 42, e14. https://doi.org/10.5902/2179460X40384

Edição

Seção

30 anos estatística- Especialização

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