Análise discriminante aplicada no estudo dos escores de classificação do concurso vestibular 2007 na UFSM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X40384

Keywords:

Discriminação, Índice Discriminante, Funções de Classificação, Processo Seletivo

Abstract

O objetivo deste artigo é avaliar o grau de discriminação entre três grupos de candidatos ao Concurso Vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): não selecionados, selecionados e classificados, dos cursos de Medicina, Direito e Música por meio da Análise Discriminante. O poder de discriminação entre os candidatos pode ser entendido como um índice, o qual é o valor da função discriminante calculado para cada candidato, baseado em suas notas de provas objetivas e redação. A partir dessas notas, foram obtidas duas funções discriminantes e três funções de classificação para os três grupos (não-selecionados, selecionados e classificados), e uma função discriminante e duas funções de classificação para dois grupos (selecionados e classificados). O valor da função de classificação determina a alocação do candidato em uma das três possíveis classes. Conclui-se que a Análise Discriminante possui grande capacidade de discriminação quando os grupos são compostos por amostras de proporções grandes e medianas em relação ao número de parâmetros estimados. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernando de Jesus Moreira Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Docente do Departamento de Estatística / CCNE / UFSM.
Formação: Graduação em Estatística (UFRGS), Mestrado em Engenharia de Produção (UFRGS), Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC).

References

ANHAIA BCD, MORCHE B. Acesso e eqüidade na educação superior: formas de ingresso. In: Livro de resumos do Salão de Iniciação Científica; 2007; Porto Alegre, Brasil.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação - Conselho Pleno. Parecer n. CP 98/99, aprovado em 06 de julho de 1999. Regulamentação de Processo Seletivo para acesso a Cursos de graduação de Universidades, Centros Universitários e Instituições Isoladas de Ensino Superior. Brasília: Conselho Nacional de Educação;1999. HAIR JF, ANDERSON RE, TATHAM RL, BLACK WC. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SANTOS OJS, MILIONI AZ. Composição de especialistas para classificação de dados. Inv. Op. 2005, 25(1) 105-121.

SCHLICHTING AM, SOARES DHP, BIANCHETTI L. Vestibular seriado - análise de uma experiência em Santa Catarina. Biologia & Sociedade 2004; 16(2):114-26.

TEIXEIRA LL. O uso de técnica de estatística multivariada no prognóstico de desistência de alunos em IES privados: um estudo de caso na cidade de Foz do Iguaçu-PR Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia e Setor de Ciências Exatas, Programa de pós-graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2006.

Published

2020-12-29

How to Cite

Calil, P. R. M., Moraes, D. A. de O., Müller, I., Moreira Junior, F. de J., & Ansuj, A. P. (2020). Análise discriminante aplicada no estudo dos escores de classificação do concurso vestibular 2007 na UFSM. Ciência E Natura, 42, e14. https://doi.org/10.5902/2179460X40384

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 > >>