Interfaces do processo de construir-se professor: uma revisão integrativa da literatura sobre a professoralidade na saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467081

Palavras-chave:

Educação superior, Ensino Superior, Saúde.

Resumo

A Constituição Federal brasileira positivou a saúde como direito, instituiu o Sistema Único de Saúde e o definiu como ordenador da formação profissional na área. Porém, a legislação não trata da docência na área da saúde. Assim, é importante entender como um profissional da saúde torna-se professor, buscando-se captar a essência desse fenômeno no conceito de professoralidade. O objetivo desse trabalho foi compreender a construção da professoralidade na área da saúde, por meio de uma Revisão Integrativa de Literatura. A busca pelos estudos foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde e no Portal de Periódicos CAPES, aplicando-se, aos selecionados, Análise de Conteúdo Temática. Este texto se ocupa da categoria “interfaces do processo de construir-se professor na área da saúde”, originada da análise de 32 artigos incluídos na revisão. Observou-se que a construção da professoralidade na saúde é campo permeado por tensões, influências e saberes. As principais tensões foram: reconhecimento da docência como processo que requer aporte teórico-metodológico; premência de perceber a docência como profissão e a formação docente como formação profissional; sobrecarga de trabalho docente; (pseudo)equivalência entre produção científica e qualificação docente; sensibilização docente para comprometer-se com a formação permanente. Entre as influências, destaca-se: formação disciplinar inicial; formação continuada; exemplos de antigos professores. Constatou-se que, além dos saberes disciplinares específicos, a docência na saúde requer saberes pedagógicos, políticos, históricos e filosóficos. Conclui-se que é imprescindível compreender os elementos que constituem a professoralidade nesta área, com vistas a uma práxis voltada ao fortalecimento do SUS.

Biografia do Autor

Bianca Joana Mattia, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestre em Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapeco.

Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutorado em Ciência de Alimentos. Professor Titular da Escola da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Curso de Graduação em Medicina.

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Mattia, B. J., & Paz Arruda Teo, C. R. (2023). Interfaces do processo de construir-se professor: uma revisão integrativa da literatura sobre a professoralidade na saúde. Educação, 48(1), e115/1–26. https://doi.org/10.5902/1984644467081

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